Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
A RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE INDÍGENA E A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA E DA CIDADANIA MBYÁ-GUARANI - UMA EXPERIÊNCIA NETNOGRÁFICA
Autores
Roberta Herter da Silva
UNIJUI
Norberto Kuhn Júnior
Resumo
Esse trabalho objetiva analisar como os indígenas da Tekoá Yakã Jú3, da etnia Mbyá-Guarani, comunidade indígena que localiza-se no município de Santo Ângelo, na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, se mostram ao “outro” nas redes sociais e como utilizam essas ferramentas para manutenção do seu “nhadereko”4. A pesquisa é fruto da experiência netnográfica, que se consistiu em imersão no campo virtual, escritas de diário e observação participante. A partir dessa experiência é possível chegar à conclusão que as redes sociais, principalmente o facebook, cumprem uma função histórica, não somente de salvaguardar, mas especialmente na construção da memória da cultura Mbyá-Guarani, ressignificando a sua diferença cultural. São instrumentos imprescindíveis à conquista de melhores condições de vida para os indígenas, enquanto ferramenta de construção da cidadania Mbyá-Guarani.