ESTÁGIO ATUAL DA PESQUISA POR SOLOS ARENOSOS FINOS LATERÍTICOS NA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PARA USO EM PAVIMENTOS ECONÔMICOS
Resumo
Construir vias de transportes é uma atividade muito importante desde as remotas civilizações,
estimulada por razões de ordem econômicas, junção regional e de cunho militar. Pavimentar estas
vias propicia a preservação e adequação dos caminhos (BALBO, 2007).Pesquisas realizadas pela
Confederação Nacional do Transporte-CNT no ano de 2017, mostra que de 1.720.700,61 km de
extensão das rodovias brasileiras, 78,5% não são pavimentadas, 12,4% são pavimentadas e 9,1%
planejadas. Das rodovias não pavimentadas, 147.838,3 km (69,3%) são estaduais transitórias,
estaduais ou municipais. Estes dados estão diretamente relacionados a escassez de recursos
públicos e aos altos custos de materiais convencionalmente utilizados na pavimentação (CNT,
2016).