SEU REI MANDOU DIZER, QUE PARLENDAS VAMOS APRENDER

Autores/as

  • Isabel Cristina Tossi Schneider UNIJUÍ
  • Cibele Tatiane Da Silva Da Rosa
  • Anita Karlinsky De Almeida
  • Rafael Victor Dill Zanetti
  • Valentina Cegelka De Azevedo

Resumen

Este trabalho tem como propósito socializar a prática que foi desenvolvida com os alunos do primeiro ano da Escola Municipal de Educação em Tempo Integral Eugênio Ernesto Storch envolvendo as ações das aulas de Língua Portuguesa, Matemática e Estudos Socioambientais. O projeto proporcionou aos alunos acesso ao mundo letrado, construindo gradativamente o processo de alfabetização e letramento, repleto de relações, expressões com uma ação pedagógica, voltada para situações concretas significativas, de forma lúdica, que alimentem o imaginário infantil. Nesses momentos os educandos também são desafiados a refletir sobre suas atitudes junto à natureza, buscando pensar sobre o que poderíamos fazer para colaborar com o ambiente. O projeto possibilitou momentos de construção de novos conhecimentos a partir das parlendas, fazendo relações com o Plano de Estudos previstos para o primeiro ano. Nossa experiência está sendo válida, pois percebemos o envolvimento das crianças e alegrias em recitar as parlendas. Palavras-chave: Língua Portuguesa, Estudos socioambientais, Matemática

Publicado

2017-10-02

Número

Sección

Relato de Experiência