Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
SEU REI MANDOU DIZER, QUE PARLENDAS VAMOS APRENDER
Autores
Isabel Cristina Tossi Schneider
UNIJUÍ
Cibele Tatiane Da Silva Da Rosa
Anita Karlinsky De Almeida
Rafael Victor Dill Zanetti
Valentina Cegelka De Azevedo
Resumo
Este trabalho tem como propósito socializar a prática que foi desenvolvida com os alunos do primeiro ano da Escola Municipal de Educação em Tempo Integral Eugênio Ernesto Storch envolvendo as ações das aulas de Língua Portuguesa, Matemática e Estudos Socioambientais. O projeto proporcionou aos alunos acesso ao mundo letrado, construindo gradativamente o processo de alfabetização e letramento, repleto de relações, expressões com uma ação pedagógica, voltada para situações concretas significativas, de forma lúdica, que alimentem o imaginário infantil. Nesses momentos os educandos também são desafiados a refletir sobre suas atitudes junto à natureza, buscando pensar sobre o que poderíamos fazer para colaborar com o ambiente. O projeto possibilitou momentos de construção de novos conhecimentos a partir das parlendas, fazendo relações com o Plano de Estudos previstos para o primeiro ano. Nossa experiência está sendo válida, pois percebemos o envolvimento das crianças e alegrias em recitar as parlendas. Palavras-chave: Língua Portuguesa, Estudos socioambientais, Matemática