Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
THE SWAMP: APRENDIZAGEM INTEGRADA DE CONTEÚDO ESCOLAR E LÍNGUA INGLESA
Autores
Jamile Tábata Balestrin Konageski
UNIJUÍ
Claudete Maria Cavalin Scheuer
Yago Duarte Pereira
Arthur Hahn Beck
Eduarda da Silva dos Santos
Camilly Eduarda Duncker Turczinski
Resumo
Os constantes desafios da sociedade contemporânea, marcados pela globalização e pela atual era digital, promovem a necessidade de reflexão sobre a inclusão do ensino de língua inglesa (LI) na fase inicial da escolarização formal, bem como em (re)pensarmos nas políticas linguísticas/ públicas que possam construir relações mais igualitárias na sociedade. Partindo da concepção de linguagem (Vygotsky, 1998) como inter(ação), enquanto atividade humana e prática social, determinada cultural e historicamente, acreditamos que a aprendizagem de um língua estrangeira (LE) na infância, contribui significativamente na constituição global dos sujeitos, pois é a partir da relação (interação) com o outro por meio da linguagem que o homem se constitui em um ser sóciohistórico-cultural e constrói conhecimentos (Vygotsky, 1998 apud Guimarães, 2015, p 33).