A MATEMÁTICA NOS JOGOS POPULARES - AMARELINHA

  • Simone Sfalcin Tonielo
  • Sophia da Luz Klamt
  • Emanuelli Antônia da Silva Maders

Resumo

O desenvolvimento integral de uma criança necessita de experiências diversificadas que permitam a ampliação das possibilidades para a construção de conhecimentos. Neste sentido, foram estimuladas vivências do jogo popular “amarelinha” bem como, a sua relação com a matemática em duas turmas de 15 alunos cada do 1º ano do Ensino Fundamental - Séries Iniciais da Escola M. E. F. Miguel Burnier, localizada no munícipio de Coronel Barros/RS. Para a obtenção dos resultados é realizado o estudo e confecção de amarelinhas criadas pelos alunos com o auxílio dos pais e, em seguida, são explorados conceitos matemáticos. A partir da avaliação sobre a elaboração e interação dos alunos com o jogo proposto nota-se que as atividades desenvolvidas contribuem para a aprendizagem assim como, possibilitam o desenvolvimento de fatores necessários para a formação do ser humano. 

Publicado
2018-06-11
Como Citar
TONIELO, Simone Sfalcin; KLAMT, Sophia da Luz; MADERS, Emanuelli Antônia da Silva. A MATEMÁTICA NOS JOGOS POPULARES - AMARELINHA. Feira Regional de Matemática do RS, [S.l.], v. 1, n. 1, jun. 2018. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/feiramatematica/article/view/9237>. Acesso em: 20 jun. 2019.
Seção
Ensino Fundamental - Anos Iniciais