CURRÍCULO ESCOLAR: COMPREENSÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
Epistemologia; Currículo; Formação de professores.Resumo
A pesquisa trata de um estudo qualitativo em que buscamos analisar as compreensões, de professores da educação básica participantes dos Ciclos Formativos para o Ensino de Ciências, projeto de extensão vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Cerro Largo/RS, acerca do que é currículo. A pesquisa iniciou com a análise do desenvolvimento de Estilos de Pensamentos (EP) de professores que participam dos encontros formativos realizados pelo projeto de extensão. A partir da realização de entrevistas, em que as perguntas visavam atentar sobre a importância dos encontros formativos, as principais metodologias trabalhadas e como a participação no projeto de extensão auxilia na atuação do professor em sala de aula e qualifica o processo de formação e reflexão dos professores. A partir das entrevistas e da contribuição de estudos anteriores já realizados no contexto, identificamos o desenvolvimento de dois EP, sendo um caracterizado como transformador, e outro caracterizado como conservador. A compreensão das categorias de EP dos professores participantes do projeto de extensão contribui para qualificar o processo de formação de professores, em especial, dos cursos da área de Ciências da Natureza da UFFS – Campus Cerro Largo/RS, e possibilita investigar características dos EP quanto a temáticas específicas, como as compreensões acerca do currículo. Assim, realizamos uma busca nas escritas publicadas em relatos de experiência, artigos e capítulos de livros dos professores que se caracterizaram com EP conservador, bem como dos professores com EP caracterizado como transformador. Ainda, foram realizadas entrevistas com questões específicas acerca do currículo: O que você compreende por Currículo Escolar? Quem são os responsáveis pela construção de um currículo escolar? No seu processo de formação em que momentos você participou de discussões sobre o currículo escolar? Como as questões foram realizadas com professores de diferentes EPs, as respostas evidenciaram características que fortalecem a caracterização inicial. Destacamos que um dos professores do grupo com EP conservador relatou que “Currículo é uma seleção de conteúdos das várias disciplinas que compõe os componentes curriculares”, já outro professor do grupo de EP transformador apresenta que “O Currículo Escolar é tudo o que desenvolvemos e realizamos no colégio em função dos alunos e vai muito além de uma lista de conteúdos que são trabalhados em sala de aula durante um ano letivo”. Com isso, depreendemos a importância em mantermos uma vigilância epistemológica com relação ao desenvolvimento do pensamento de professores em processos de formação continuada, pois compreendemos que a forma como o professor pensa reflete nas escolhas que realiza para o trabalho docente.