INGRESSO DE JOVENS NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICAS DE ACOLHIMENTO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS
Parole chiave:
Jovens. Acolhimento. Inserção.Abstract
Os estudantes que frequentam o ensino técnico integrado à educação profissional do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul são oriundos de diversas cidades e carregam consigo culturas, linguagens e variados contextos sociais. A partir disso, o presente estudo em andamento no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT tem como objetivo construir um roteiro institucional de acolhimento aos estudantes ingressantes com a finalidade de promover a sua inserção nos cursos técnicos integrados. Considerando o ano letivo de 2019, os jovens ingressantes serem oriundos de mais de quarenta cidades, muitos saindo pela primeira vez da casa dos pais para residir na moradia estudantil ou em pensões próximas à instituição o presente estudo se justifica pela ausência de orientações institucionais de acolhimento e pela carência de materiais científicos que tratam da temática. São jovens que estão numa fase permeada por uma série de transformações biológicas, psíquicas e sociais, levando a transformações no corpo, alterações de humor e várias outras mudanças tão importantes para o sujeito, e o ambiente ao qual está inserido tem grandes implicações. Além disso, essa etapa de ensino exige uma organização bastante rigorosa de responsabilidades o que é dificultado quando o estudante não reside com a família. Assim é importante percebê-lo na sua integralidade como um sujeito com emoções e sentimentos e não apenas no aspecto cognitivo. Essa pesquisa está caracterizada como pesquisa-ação seguindo uma abordagem qualitativa, tendo como sujeitos 305 estudantes do primeiro ano do ensino médio integrado dos cursos técnicos em Administração, Agropecuária, Alimentos e Manutenção e Suporte em Informática do IFFar - Campus São Vicente do Sul. Como ferramenta para coleta de dados se utilizará da observação participante com registro em diário de campo e de relatos escritos de estudantes sobre suas percepções das práticas de acolhimento institucional. Para os dados se utilizará análise textual discursiva a partir dos estudos de MORAES e GALIAZZI, VYGOTSKY (2007), BLOS (1998) e MOURA (2015).