A IMPORTÂNCIA DA AULA EXPOSITIVA DIALOGADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Parole chiave:
Currículo. Recurso Didático. Metodologia.Abstract
A aula expositiva dialogada é uma estratégia que caracteriza-se pela exposição de conteúdos com a participação ativa dos estudantes, considerando o conhecimento prévio dos mesmos, sendo o professor o mediador para que os alunos questionem, interpretem e discutam o objeto de estudo. O presente trabalho constitui da análise de uma aula expositiva dialogada realizada com a turma do 1° ano do ensino médio na Escola Pedro José Scher localizada na cidade de São Pedro do Butiá. Sendo desenvolvida pelo componente curricular Prática de Ensino em Ciências/Biologia III: Metodologia e Didática do Ensino de Ciência e Biologia, na qual foi abordada a temática acerca dos Biomas, mais especificamente o “Bioma Taiga”. Logo, que começamos abordar a temática já surgiram vários questionamentos por parte dos alunos, também estes apresentaram-se interessados e curiosos para saber mais sobre o Bioma Taiga, durante toda a aula conseguimos manter um diálogo entre professores e alunos. A aula teve como objetivo analisar como os alunos interagem quando abordamos este tipo de metodologia. Apesar da aula expositiva dialogada ser considerada um método tradicional e por várias vezes até sendo considerada como ultrapassada por parte de alguns professores, esta apresenta fundamental relevância no ensino, uma vez que permite um diálogo entre professor e alunos, havendo espaços para questionamentos, críticas e discussões. Essa modalidade de aula propicia ao aluno a obtenção e organização de dados, a interpretação e análise crítica, a comparação e a síntese do conteúdo apresentado. Cabe ressaltar que neste tipo de aula é necessário um bom planejamento, pois o professor é o responsável por mediar o diálogo com a turma, como também são necessários a utilização de outros recursos nestas aulas dentre os quais recursos audiovisuais, datashow, entre outros para. Sendo assim a aula expositiva dialogada vem com o intuito de deixar os alunos entrar em ação sendo o professor o mediador destes diálogos. Além disso, esse tipo de aula leva em consideração os conhecimentos prévios dos alunos, e a partir deste iniciar ou continuar um determinado conteúdo, é possível ainda nestas aulas relacionar os conteúdos abordados com o cotidiano dos alunos, para assim sistematizá-los. Dessa maneira, isso acaba facilitando o ensino e aprendizagem dos alunos, pois é trabalhado o conhecimento popular agregado ao conhecimento científico.