ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL

Autores

  • Rafael de Ramos Lutz
  • Dayana Rambo Dutra
  • Jaine Viana
  • Adão Cambraia

Palavras-chave:

Trabalho. Educação. Projeto Pedagógico. Computação. Educação

Resumo

O trabalho é uma produção dos alunos do 2º semestre do Curso de Licenciatura em Computação do IFFAR - Campus Santo Augusto, no componente curricular de Prática do Ensino da Computação II. O ensino da computação, na atualidade, se tornou essencial, principalmente o uso das TICS (Tecnologias de Informação e Comunicação) no processo da aprendizagem, pois vivemos em um mundo cercado de smartphones, computadores e máquinas com grande capacidade de processamento, assim como o grande volume de informações que existe na internet. O presente trabalho é uma análise da incorporação da cultura tecnológica na escola, pautando-se na pesquisa in loco e no Projeto Político Pedagógico (PPP). Primeiramente, procuramos entender a concepção do diretor a respeito da importância da construção coletiva do PPP, de forma a superar a ideia de fazê-lo apenas para cumprimento de tarefas burocráticas. O PPP precisa ser vivenciado por todas as pessoas envolvidas com o processo educativo da escola (VEIGA,1998, p.1). Visitamos e estudamos o PPP da escola Municipal Professor Oniro Solano Bones, localizada no município de Bom Progresso, no qual possibilitou a compreensão de como funciona a organização da escola, tendo como foco a construção da parte que diz respeito ao ensino da computação, informática na educação, internet e tecnologias. O fundamento dessa análise teve como base o ensino do pensamento computacional, e para melhor compreensão do que se passa nos laboratórios de informática, pois, não consta no PPP nenhuma atividade envolvendo esse conhecimento, o que leva a entender que o laboratório é utilizado apenas para recreação. Também a situação é precária dos computadores. Além de ler e estudar o PPP da escola, foi aplicado também questionários com perguntas sobre o uso do laboratório de informática e a organização da escola, sendo aplicado através do Google Forms, o que permite uma fácil interpretação dos resultados, assim como a aplicação do formulário. Após a realização do presente trabalho, obtivemos os dados que precisávamos para entender como ocorre o desenvolvimento do pensamento computacional na escola em questão.

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Publicado

2019-07-25