INTEGRAÇÃO CURRICULAR: UM MOVIMENTO DE SIGNIFICADOS NA DINÂMICA DA APRENDIZAGEM E NA FORMAÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA CIDADÃ

Autores

  • Roberto Preussler IFFar
  • Cornelia Kudiess IFFar
  • Graciele Hilda Welter IFFar
  • Franciele Meinerz Forigo IFFar
  • Raquel Fernanda Ghellar Canova IFFar
  • Rocheli Rockenbach IFFar

Palavras-chave:

Educação. Cidadania. Consciência. Aprendizagem. Integração curricular.

Resumo

Vivemos em um país onde cada pessoa produz, em média, pouco mais de um quilograma de resíduo por dia. Fato que evoca a necessidade da formação de uma consciência sobre o tema. A necessidade de uma vida mais sustentável aliada ao processo de formação dos alunos levou-nos a definir o eixo norteador da Prática Profissional Integrada (PPI) no reaproveitamento de resíduos da indústria moveleira da região para produção de brinquedos pedagógicos. Durante o ano letivo de 2018, professores e alunos da turma do 1º ano do curso Técnico Integrado em Móveis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) – Campus Santa Rosa definiram os objetivos da PPI em: (1) conhecer os resíduos originados da produção de móveis para propor uma forma de (re)aproveitamento sustentável; (2) minimizar os custos com o destino final dos resíduos e avaliar a possibilidade da geração de outras receitas; e com os resíduos, (3) experimentar uma possível reutilização para confecção de materiais/jogos didáticos ou brinquedos. Com o envolvimento dos professores das disciplinas de Matemática, Arte, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Informática Básica, Química e Ergonomia, os alunos, organizados em nove grupos de trabalho, viveram um processo educativo que passou pela visita e conhecimento de indústrias moveleiras da região. Sob orientação dos professores, cada grupo de trabalho definiu um projeto que utilizava os resíduos da produção, os laboratórios de ensino e o espaço de produção de móveis da Instituição. Após esse processo, cada grupo prosseguiu com a pesquisa e redigiu um projeto com o intuito de desenhar um protótipo utilizando os resíduos. Na confecção do projeto, foi necessário considerar questões técnicas, ergonômicas, referencial teórico de modo a atender as demandas do projeto particular de cada grupo de trabalho. A pesquisa e a utilização de referenciais teóricos aliados à experiência prática provocaram um movimento de significados no processo formativo dos alunos. Esses, de forma especial, construíram uma aproximação à área de produção do curso, com consciência crítica e responsável as necessidades do contexto e do planeta, produziram brinquedos pedagógicos que serão destinados a entidades e farão crianças felizes.

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Publicado

2019-07-23