ASSESSORIA PEDAGÓGICA PARA O TRABALHO DOCENTE À LUZ DA FORMAÇÃO INTEGRAL

Autores

  • Liliane Krebs Bessel Müller
  • Marcele Teixeira Homrich Ravasio

Palavras-chave:

Assessoria pedagógica; currículo; currículo integrado, formação docente.

Resumo

Dentre as finalidades, características e objetivos dos Institutos Federais de  Educação (IFs), destaca-se a oferta de educação profissional e tecnológica em todos os níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos para atuação profissional. A concepção de educação profissional e tecnológica que orienta as ações de ensino, pesquisa e extensão nestas instituições de ensino está alicerçada na integração entre ciência, cultura e tecnologia enquanto elementos indissociáveis a vida humana. Reafirma-se, neste contexto, a formação integral, considerando que a formação humana, cidadã, precede a qualificação para o trabalho e, a preocupação dos IFs, enquanto política pública, com um projeto de sociedade e com a transformação social (PACHECO, 2009). O setor responsável pela orientação para o trabalho docente e por promover ações de apoio, formação e qualificação no campo didático- pedagógico, nos IFs, é o Setor de Assessoria Pedagógica – SAP. Os IFs são instituições novas, ainda em fase de consolidação, expansão e de constituição e fortalecimento de identidade, neste contexto, percebe-se, no cotidiano institucional, a importância da  formação continuada e das orientações com relação aos aspectos pedagógicos que organizam, acompanham, avaliam e norteiam as ações do ensino na instituição. A proposta de pesquisa que se propõe tem como objetivo construir ferramentas ou dispositivos que orientem e/ou contribuam para o trabalho docente à luz da formação integral, e para tanto, buscar-se-á identificar as demandas dos docentes com relação as orientações didático- pedagógicas e a formação para trabalhar com o currículo integrado na tentativa de compreender a seguinte questão de pesquisa: de que forma a assessoria pedagógica pode contribuir para o trabalho docente com vistas a sustentação da proposta pedagógica do IFFar, contribuindo para a qualificação das práticas pedagógicas e o processo de ensino e aprendizagem na perspectiva de um currículo integrado? Com relação ao método estão sendo utilizados a pesquisa documental e foi aplicado um questionário sondagem que se encontra em fase de categorização e análise. O público alvo são os docentes que atuam nos cursos ofertados no campus Santo Ângelo, público assessorado pelo SAP de atuação da pesquisadora. A análise, ainda incipiente, tem demonstrado que o projeto pedagógico institucional, com algumas ressalvas, constitui a base das diretrizes e dos projetos pedagógicos de curso, que precisam refletir nos Planos de Ensino e nas demais atividades de ensino. As respostas do questionário, ainda em análise, denotam a necessidade de constituição e/ou fortalecimento da relação teoria e prática no campus. Para tanto está sendo construído material textual, em formato de produto educacional, com objetivo de apoiar as diretrizes institucionais referentes ao currículo integrado.

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Publicado

2019-07-26