USO DE MATERIAIS CONCRETOS E RECURSOS TECNOLÓGICOS NO TRABALHO COM A GEOMETRIA PLANA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Carolina Hilda Schleger IFFarroupilha Campus Santa Rosa
  • Natasha Inês Buche IFFarroupilha Campus Santa Rosa
  • Jeverton Iedo Dörr IFFarroupilha Campus Santa Rosa
  • Tanise da Silva Moura IFFarroupilha Campus Santa Rosa
  • Vanessa Volkweis Rodrigues IFFarroupilha Campus Santa Rosa
  • Elizangela Weber IFFarroupilha Campus Santa Rosa
  • Mariele Josiane Fuchs IFFarroupilha Campus Santa Rosa

Palavras-chave:

Aprendizagem. Material Concreto. Geometria Plana.

Resumo

A matemática é uma ciência que busca desenvolver pensamentos cognitivos e
saberes científicos, construindo o raciocínio lógico e o pensamento crítico. Tal concepção
moderna da matemática foi sofrendo alterações e aperfeiçoamentos através dos tempos, mas
vale destacar que essa ciência é concebida das necessidades dos antigos povos, que por sua
vez a praticavam em seu cotidiano, sendo que as descrições simbólicas foram surgindo para
melhor denotar os procedimentos matemáticos. Com o intuito de demonstrar que a
matemática está diretamente ligada com o mundo real dos alunos, os acadêmicos do Curso de
em Licenciatura em Matemática bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à
Docência (PIBID), Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Santa Rosa,
desenvolveram oficinas com alunos do 8° ano do Ensino Fundamental de uma Escola da rede
pública do município de Santa Rosa/RS . Tendo o propósito de explorar conceitos de
Geometria Plana adotou-se metodologias que se adequassem a essa perspectiva de ensino,
para que os alunos interpretassem situações da realidade relacionadas a matemática . Para
tanto, as oficinas foram planejadas de modo a explorar o raciocínio lógico envolvendo o
cálculo de área e perímetro, as propriedades das figuras planas, bem como suas definições.
Dessa forma, na primeira oficina os alunos foram subdivididos em grupos, na qual realizavam
um circuito de atividades com questões sobre figuras planas, descobrindo pistas e
deslocando-se por diferentes caminhos, para então encontrar o tesouro escondido. Na segunda
oficina, os alunos construíram um Tangram em papel quadriculado a fim de visualizar a área,
o perímetro e as variações destas medidas a cada novo recorte, além de identificar as figuras
planas obtidas e posteriormente realizar o cálculo da área e perímetro das mesmas. Na terceira oficina, a qual foi realizada nas mediações do IFFar campus Santa Rosa enfocou-se a
construção de figuras planas no software GeoGebra , bem como a realização de dobraduras
em papéis coloridos para o cálculo e visualização dos conceitos de área e de perímetro. No
decorrer das oficinas observou-se a superação das dificuldades apresentadas pelos alunos
referente aos conceitos de Geometria Plana, principalmente na diferenciação entre os
conceitos de área e perímetro. Vislumbrou-se ainda a satisfação, animação, desempenho e
participação dos alunos mediante as atividades propostas. Percebeu-se maior participação dos
alunos ao longo das oficinas, uma vez que apresentaram evolução no domínio desses
conceitos. Aos bolsistas, a cada oficina percebeu-se a necessidade de incluir no planejamento
seguinte explicações para auxiliar nas dúvidas que surgiam por parte dos alunos. Além disso,
a vivência dos bolsistas enquanto prática docente proporcionou discorrer sobre a atuação do
professor, o qual exige estabelecer diálogo constante sobre conhecimentos teóricos, didáticos
e metodológicos no processo de ensino e aprendizagem.

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Publicado

2019-07-24