UM ESTUDO SOBRE OS CURSOS DE LICENCIATURA DO IFFAR - CAMPUS SÃO BORJA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS RELATIVAS AO CURRÍCULO INTEGRADO NAS PRÁTICAS ENQUANTO COMPONENTES CURRICULARES

Autores

  • Helena Floriano Bloos
  • Daiane Rosa Chuquel
  • Vinicius Souza Marques
  • Taniamara Vizzotto Chaves
  • Maria Terezinha Verle Kaefer

Palavras-chave:

Trabalho. Educação. Currículo Integrado.

Resumo

O projeto de pesquisa intitulado “Um estudo sobre os Cursos de Licenciatura do IFFar Concepções e práticas relativas ao currículo integrado”, foi pensado tendo como base a necessidade de avaliação das práticas desenvolvidas no âmbito dos Cursos de Licenciatura do IFFar, concernentes ao período de 2014 a 2018. A necessidade da pesquisa justifica-se considerando que no ano de 2013 os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Licenciatura do IFFar foram reorganizados em termos de conhecimentos específicos, formação pedagógica e práticas pedagógicas integradas presentes nas matrizes curriculares e alinhados na perspectiva de unificação dos currículos na instituição. Neste sentido, a partir desta nova configuração dos PPCs, as primeiras turmas ingressaram na instituição no ano de 2014, e no ano de 2017, aconteceu a conclusão das mesmas. Com base no exposto, considerando-se as práticas docentes desenvolvidas no âmbito destes cursos entende-se necessário um olhar sobre se e como o currículo destes cursos tem sido integrado e, que reflexões estas ações de integração nos permitem em termos de formação de professores, bem como possíveis reestruturações curriculares. Sendo assim, o objetivo do projeto foi definido como: identificar as concepções sobre ensino integrado presentes nos currículos dos cursos de Licenciatura do Instituto Federal Farroupilha Campus de São Borja e verificar como de que forma estas concepções constituem-se em práticas pedagógicas no contexto da formação inicial de professores na instituição. O projeto iniciou-se com leituras voltadas para o currículo integrado e análises do PPCS dos cursos de licenciaturas em Física e em Matemática ofertados no campus. Após as leituras foram analisados os Planos de Ensino dos cursos com o objetivo de verificar as propostas descritas nos PPCs  das respectivas licenciaturas no que diz respeito às PeCCs e a integração com as demais disciplinas, sendo que a exigência descrita na normativa 13/2014 do Consup/IFFar que orienta as PeCCs é que haja pelo menos dois componentes curriculares integrados entre si. Analisando os planos de ensino foi constatado que há pouco ou nem uma integração das PeCCs com os demais componentes curriculares em ambos os cursos. Outro dado importante da pesquisa é a dificuldade de encontrar os dados obtidos a partir dos documentos analisados, o que levou a refletir sobre como o corpo docente está sendo acompanhado e assessorado quanto ao desenvolvimento dessas práticas Integradoras. Não ficou evidenciado se realmente está havendo pouco trabalho integrado entre as mesmas, ou se está havendo uma discordância entre o que efetivamente está nos documentos, e o que foi desenvolvido na prática. Para sanar a discrepância entre os resultados da pesquisa documental e a prática docente será realizada uma entrevista com os docentes que ministram as PeCCs para elucidar a contradição apontada e aprofundar a contradição e posteriormente aprofundar a pesquisa.

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Publicado

2019-07-23