FILMES COMERCIAS COMO UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA TRABALHAR COM QUESTÕES DE SAÚDE NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores/as

  • Jadi Maria Kowaski UFFS
  • Eliane Gonçalves dos Santos UFFS
  • Leonardo Priamo Tonello UFFS

Palabras clave:

Ensino e aprendizagem. Promoção da saúde. Iniciação científica. Metodologia.

Resumen

Filmes são instrumentos pedagógicos que auxiliam no ensino de Ciências, facilitando a aprendizagem dos alunos, pois, propiciam discussões e questionamentos que perpassam conteúdos de disciplinas escolares, abordando questões éticas, morais e sociais além de temas polêmicos da atualidade. Pensar o trabalho com filmes pode não ser tão inovador, mas é notório que a utilização desse recurso é pouco explorada no ensino, decorrente da ideia que filmes são recursos utilitaristas, preenchedores de tempo. Pela diversidade de assuntos que apresentam em seus enredos, os filmes, também podem contribuir com discussões sobre questões de saúde, tema atual e que merece uma abordagem mais abrangente no ensino, com enfoque para questões da promoção da saúde e do cuidado de si. Dessa maneira, ensinar sobre saúde em sala de aula de forma crítica, é fomentar o desenvolvimento de cidadãos atuantes e participativos e que possam fazer escolhas corretas e conscientes acerca da sua saúde e da comunidade em que vivem, visando a promoção da saúde – consequentemente uma boa qualidade de vida. Este trabalho faz parte de um projeto de pesquisa financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, que visa fomentar a iniciação científica com estudantes da Educação Básica a partir da interação entre professor e aluno da Escola com um professor universitário. A pesquisa está em andamento, e busca por meio de análise de dois filmes comerciais identificar de que forma a temática Saúde está sendo apresentada nesta mídia e como os filmes podem contribuir para discussões sobre o assunto no espaço escolar. O encaminhamento metodológico ocorreu a partir da seleção dos filmes comerciais “Como eu era antes de você”(2016) e “Intocáveis” (2012), a análise dos filmes acontece durante a exibição do mesmo, com pausas e anotações em caderno de campo das cenas que tem potencial para abordar questões de saúde. A próxima etapa, é realizar a análise das cenas selecionadas a partir do referencial teórico de base referente a saúde e a promoção da mesma. E por fim elaborar um material que possa ser utilizado como subsídio pelos professores e alunos da Educação Básica.

Publicado

2019-07-23