RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA REALIZADA NO 3º ANO DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO
Palabras clave:
Prática Profissional Integrada. Técnico em Agropecuária. Sistemas de Produção.Resumen
Este trabalho apresenta o relato de uma experiência de Prática Profissional Integrada – PPI – ocorrida, ao longo do ano de 2018, nos terceiros anos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFFar - Campus FW. O objetivo do relato é compartilhar uma proposta que, a nosso ver, tem potencial para ser ampliada e aprofundada nas próximas experiências. A PPI em questão consistiu na realização de uma caracterização técnica e econômica dos Sistemas de Produção Agropecuário desenvolvidos por agricultores dos municípios de origem dos alunos dos terceiros anos e definição de possíveis intervenções, considerando as condições identificadas e caracterizadas. O objetivo de tal ação era desenvolver um estudo de caso exploratório, descritivo e analítico, visando caracterizar uma unidade de produção agropecuária (UPA), mensurando os resultados obtidos pelos sistemas de produção desenvolvidos para, então, construir propostas de desenvolvimento para as situações identificadas. Para a realização da PPI, houve o envolvimento das disciplinas da área técnica animal e vegetal e de Língua Portuguesa. A disciplina de Gestão, Economia e Projetos foi a responsável direta por orientar e acompanhar a prática junto aos alunos. Inicialmente o professor formou as duplas utilizando como critério o fato de um dos alunos ter vínculo direto com uma produção agropecuária (filho de agricultor). Em seguida, orientou a dupla para uma visita e coleta de informações referentes a uma estrutura produtiva. Dessa visita derivou a descrição das principais mudanças que ocorreram com relação à superfície agrícola, mão de obra, estrutura de máquinas e construções, atividades agropecuárias e seus resultados técnicos e econômicos. De posse das informações coletadas nas visitas realizadas pelas duplas, foram construídos, em aula, alguns instrumentos de síntese como fluxograma de funcionamento da UPA, tabela síntese dos resultados econômicos e gráficos de análise da capacidade de reprodução socioeconômica da UPA. Por fim, a dupla fez uma análise desses resultados, buscando verificar que nível de renda agrícola seria suficiente para garantir a permanência da família na agricultura e melhorar suas condições de produção e sua qualidade de vida. Os resultados foram apresentados em um Seminário que envolveu todos os alunos e professores dos terceiros anos. Para aqueles alunos que já estavam inseridos no contexto da agricultura, a PPI possibilitou que, associando essas experiências com os conteúdos trabalhados em sala de aula durante o curso, pudessem construir uma análise e proposições para o desenvolvimento das propriedades. Por outro lado, alunos que não estavam inseridos no setor agropecuário, por serem de origem urbana, tiveram a oportunidade de se aproximar da realidade agropecuária dos municípios, dos itinerários técnicos (manejos) praticados nas unidades de produção e conhecer um pouco mais sobre as rotinas de produção na área vegetal e animal, bem como os resultados obtidos pelos agricultores.