EJA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES DO CURRÍCULO INTEGRADO À FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
Keywords:
Prática enquanto Componente Curricular. Reflexão sobre a ação. Licenciatura.Abstract
Este trabalho descreve analiticamente uma Prática enquanto Componente Curricular ofertada no sétimo semestre da Licenciatura em Química do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) Campus Panambi. Nomeada Prática Pedagógica VII, enquanto componente curricular, articula as disciplinas de Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos e Estágio Curricular Supervisionado em Química no Ensino Médio I por meio do tema Ensino de Química no PROEJA. A proposta consiste no planejamento, desenvolvimento e análise reflexiva de uma intervenção pedagógica junto ao Curso Técnico em Edificações Integrado PROEJA, também ofertado pela referida instituição. Na ação de planejar, o desafio inicial é (re)conhecer o sujeito jovem e adulto do PROEJA quanto as suas singularidades socioculturais, cognitivas e psicoafetivas, pari passu à compreensão do currículo organizado por áreas do conhecimento. Para tanto, além de leituras e estudos de teorizações quanto às temáticas encerradas na discussão, o grupo de licenciandos(as) é orientado a elaborar e desenvolver um questionário ou entrevista semiestruturada com a turma na qual desenvolverá a atividade prática e interage com professores que atuam no referido curso de PROEJA, momento significativo dada a possibilidade de diálogo entre docentes da educação básica (professores do Técnico em Edificações, da Física, das Ciências Biológicas e da Química), em formação inicial (licenciando(as) em Química) e formadores (professores das disciplinas envolvidas). No primeiro semestre do ano de 2018, os professores responsáveis pela área Ciências da Natureza no Técnico em PROEJA desenvolveram o projeto “Casa Sustentável” e, ao compartilhar o planejamento, lançaram à turma de PeCC VII o segundo desafio: abordar conteúdo de Química no contexto da sustentabilidade na construção civil. A partir disso, organizados em quatro grupos, os(as) licenciandos dispuseram-se ao exercício da pesquisa, reconhecendo que era necessário saber para além da Química para propor uma atividade que, dada a exigência dos professores formadores, fosse pautada pelos princípios da relação teoria e prática e da interdisciplinaridade. As proposições visualizadas incluíram recursos e metodologias alternativas, tendo como objeto de estudo tijolo solo-cimento e reciclagem e impacto ambiental do alumínio e sistematizadas em Planos de Aula. Realizadas com turmas de 2º e 3º anos, as práticas, conforme o relato dos(as) licenciandos(as), suscitaram reflexão na ação. Ao analisar a experiência vivida, indicaram que no momento da prática tanto reorganizam procedimentos metodológicos quanto reelaboraram seus conhecimentos, em especial pelos questionamentos e declarações feitas pelos jovens e adultos alunos do PROEJA. Na sequência, foram provocados a refletir sobre a ação, por meio de escrita de relatos reflexivos. Para além do espaço-tempo da PeCC VII, alguns grupos desafiaram-se a refletir sobre a ação-reflexão, compartilhando em eventos acadêmicos-científicos suas vivências. Partindo dessa descrição, o presente trabalho defende o potencial formativo das práticas pedagógicas nos cursos de licenciatura. Pautadas teoricamente em autores como Donald Schön, para desenvolver a ideia de professor reflexivo, e de Marta Kohl Oliveira, Miguel Arroyo, Gaudêncio Frigottoe Marise Ramos quanto à EJA e à EPT, o objetivo é analisar por meio de Análise Textual Discursiva (ATD) dois relatos de experiência publicados por licenciandos(as) da PeCC VII da Licenciatura em Química do IFFar Campus Panambi.