ESTUDO DAS POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IF FARROUPILHA - CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL
Keywords:
Assistência estudantil. Permanência. Êxito.Abstract
A pesquisa sobre as políticas de assistência estudantil no Instituto Federal Farroupilha – campus São Vicente do Sul tem como objetivo analisar quais os impactos que essas políticas têm na trajetória acadêmica dos discentes do ensino médio integrado, devido ao público heterogêneo que é atendido nessa instituição. A história da educação profissional e tecnológica mostra que sua organização sempre foi distinta de acordo com as classes sociais, formação para os dirigentes e formação para o povo (como uma forma de assistencialismo). Nesse sentido, os Institutos Federais são instituições novas que vem reconfigurando essa modalidade da educação, buscando a ruptura da dualidade educacional. A educação ofertada nesses institutos tem papel relevante na sociedade e na sua transformação, pois oferece um ensino de qualidade, gratuito, que tem como objetivos norteadores uma educação emancipadora, democrática, o trabalho como princípio educativo e a formação humana integral. A característica principal dos Institutos Federais é o ensino médio integrado, que tem importante função social, pois permite a formação básica e técnica integradas, baseada numa formação integral, completa, que prepara o estudante para a leitura de mundo e para a sua atuação como cidadão. Por isso, o estudo dessas políticas no campus de São Vicente do Sul, justifica-se pela necessidade do conhecimento sobre a temática, e para refletir quais os seus impactos na trajetória acadêmica, na permanência e êxito dos discentes do ensino médio integrado. Essa pesquisa está sendo realizada por meio da análise das legislações federais, dos regulamentos, ações, políticas e programas que são desenvolvidos tanto no âmbito do Instituto Federal Farroupilha, quanto do campus, para auxiliar na reflexão que necessita ser contínua. Essa é uma pesquisa documental exploratória, qualitativa, de cunho social, pois visa construir novos conhecimentos sobre uma determinada situação da realidade social. Diante disso, espera-se que essa pesquisa possa servir para auxiliar no entendimento mais amplo das políticas de assistência estudantil e sobre seus impactos no percurso acadêmico dos discentes e para o fortalecimento do ensino médio integrado e sua função social, que luta pela formação humana integral e a ruptura da educação dual.