PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA E INCLUSÃO DIGITAL NO CONTEXTO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE SANTO ÂNGELO
Keywords:
Educação Tecnológica; Ensino Integrado; Informática básica.Abstract
Este trabalho cujo tema foi a inclusão digital integra o projeto de Prática
Profissional Integrada do ano de 2018 dos alunos de 3º ano do Curso Técnico Integrado
de Manutenção e Suporte em Informática no ano de 2018. Considerando-se que os
conhecimentos em informática vêm adquirindo relevância crescente na vida das
pessoas, saber utilizar pelo menos parte das diversas ferramentas disponíveis nessa área
se torna essencial nos âmbitos pessoal e profissional. No entanto, paralelamente a isso, o
acesso a esse conhecimento parece não estar se desenvolvendo no mesmo ritmo e ainda
requer propostas de ações. A exclusão digital reflete na sociedade de uma forma
negativa, trazendo à tona a desigualdade social, cultural e econômica, no momento em
que o uso da tecnologia beneficia apenas um grupo de pessoas. O Instituto Federal
Farroupilha é uma das instituições que pode se tornar agente nesse processo de combate
à exclusão, uma vez que tem como objetivo promover educação profissional,
tecnológica e científica, gerando assim oportunidades de ultrapassar desigualdades por
meio de ensino, pesquisa e extensão. O presente trabalho, por sua vez, surge para
contribuir na inclusão digital por meio de uma ação desenvolvida entre professores e
alunos de duas instituições educacionais da cidade de Santo Ângelo. Os objetivos
específicos envolvidos foram desenvolver o raciocínio lógico, noções de comunicação e
de gestão de pessoas assim como aumentar as competências de liderança individual e
em grupo. Para tanto, foi oferecido um curso de Informática Básica ministrado pelos
alunos autores deste trabalho para alunos de 8ª e 9º anos que estudam na Escola
Municipal de Ensino Fundamental Antônio Manoel, localizada em um bairro vizinho ao
IFFar - Campus Santo Ângelo. O curso teve duração de 24h sendo realizado no segundo semestre de 2018, com aulas nas segundas e quartas-feiras à tarde, com tempo estimado
para cada encontro de 02 horas. Os conteúdos foram ministrados em aulas expositivas,
sendo complementadas por práticas no laboratório de informática e dinâmicas em sala
de aula. O programa do curso compreendeu: aulas de edição (utilizando o Writer),
ferramenta de apresentação (utilizando o Impress) e planilha eletrônica (utilizando o
Calc.). Os aplicativos listados fazem parte do suite LibreOffice e não implicam em
custos de licenças, pois se trata de software livre. O objetivo final deste projeto, foi de
capacitar os alunos da escola Antônio Manoel para utilizarem as ferramentas previstas e
se tornarem usuários conscientes e propagadores do potencial de utilização dessas
tecnologias. Com isso, diminuir as desigualdades sociais enfrentadas pelos mesmos.
Diante disso, ressalta-se a importância das Práticas Profissionais Integradas na
educação, já que proporciona ao aluno, experiências como a citada neste trabalho.