UMA PROPOSTA PARA INTEGRAÇÃO ENTRE A MATEMÁTICA E AS DISCIPLINAS DO NÚCLEO TECNOLÓGICO DO CURSO TÉCNICO EM COZINHA PROEJA DO IFFAR

Autores

  • Vânia Barcelos Furtado PROFEPT - Polo IFFar
  • Taniamara Vizzotto Chaves IFFar

Palavras-chave:

Currículo Integrado. PROEJA. Educação Matemática. Sequência didática.

Resumo

O projeto de pesquisa “Uma proposta para integração entre a Matemática e as disciplinas do Núcleo Tecnológico do Curso Técnico em Cozinha Integrado Proeja”, tem como objetivo geral investigar as contribuições para o ensino e a aprendizagem de conhecimentos matemáticos contextualizados, a partir de uma proposta de integração entre as disciplinas de Matemática e do Núcleo Tecnológico do Curso Técnico em Cozinha Integrado na modalidade de Educação de Jovens e Adultos do IFFar. Busca-se investigar e responder a seguinte pergunta: Como promover o ensino e a aprendizagem da Matemática na perspectiva da integração curricular no Proeja? Dentro da perspectiva do currículo integrado entende-se que contextualizar e problematizar os conteúdos teóricos, a partir da prática profissional, é dar oportunidade para a construção de uma aprendizagem significativa, que aplicada ao mundo do trabalho, promova uma formação cidadã que rompa com a educação tradicional, em detrimento de uma educação que oportunize ao discente do Proeja, relacionar teoria e prática. Para isso a pesquisa utilizará como instrumentos de coleta: 1. entrevistas com os docentes envolvidos, para verificar como acontece a integração entre as disciplinas, o planejamento da prática pedagógica e também apontar os conteúdos de matemática, que apresentam dificuldades de contextualização e que estão presentes na prática profissional; 2. questionários com os discentes, para identificar o perfil dos sujeitos da pesquisa, seus conhecimentos prévios sobre os conteúdos, buscando evidenciar como eles reconhecem a importância da matemática e relacionam os conteúdos da disciplina com a área técnica do curso; 3. pesquisa documental, junto ao projeto político pedagógico do curso e ao documento base do Proeja. Considera-se que, para responder à questão central desta pesquisa, pode-se propor uma sequência didática interdisciplinar, que contextualize e problematize conhecimentos matemáticos e atividades práticas. Os autores que embasam esta pesquisa que tem como foco o Currículo Integrado e a Educação Profissional são: Frigotto e Araújo (2018); Ciavatta (2005); Ramos (2008) e Saviani (2003; 2007); em autores que discutem a Educação Matemática como Ubiratan D’Ambrósio (2005) e nas contribuições socioculturais de Paulo Freire (1987;1996).

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Publicado

2019-07-23