ABORDAGENS SOBRE O ENSINO DE EVOLUÇÃO

Autor/innen

  • Gabriela Dellavechia UNIJUÍ
  • Maria Cristina Pansera de Araujo UNIJUI

Schlagworte:

Currículo; Criacionismo; Evolução

Abstract

O ensino de evolução tem sido bastante discutido devido aos questionamentos propostos em contraposição a visão criacionista do mundo. Objetivo desta pesquisa é identificar as abordagens do ensino em evolução e como vem sendo realizada nas publicações das bases de dados da CAPES e a BDTD. A investigação relatada foi realizada por meio de buscas, no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, que armazenam publicações em artigos, teses e dissertações. Na biblioteca de teses e dissertações BDTD, foi realizada uma busca com as palavras chaves: “ensino” e “evolução”, nos últimos cinco anos (2014 a 2018), que resultou em 878 textos, distribuídos entre Dissertações (683) e Teses (195). Posteriormente a busca foi realizada com o descritor “Ensino de Evolução” onde obtivemos 24 textos dos quais 17 Dissertações e 7 Teses.  No Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), busquei em assunto avançado, selecionando “no título” “é exato” “ensino de” AND “no título” “é exato” “evolução”, em qualquer ano, o que resultou em 40 textos. Quando selecionei os últimos cinco anos, resultaram 13 textos. A partir dos resultados obtidos no BDTD para ensino de evolução, fiz uma seleção para ler os resumos desses 24 textos encontrados. Dentre essas leituras, escolhi em um primeiro momento um artigo para análise mais específica, juntamente com as  pesquisas realizadas na CAPES, em que ocorreu o mesmo viés de seleção, com 3 artigos. Foram: Evolução como eixo integrador para o Ensino de Biologia: relato de uma Unidade Didática, ZANCHETTA, Leonardo Nogueira, 2017. A polêmica instituída entre ensino de evolução e criacionismo: dimensões do público e do privado no avanço do neoconservadorismo, SELLES, Sandra Escovedo (2016); Discursos sobre leitura e Ensino de Evolução na Formação de Professores de Ciências, PALCHA, Leandro Siqueira (2014) e A Evolução do Ovo: quando leitura e literatura se encontram no Ensino de Ciências, PALCHA, Leandro Siqueira, de Oliveira;. BOAVENTURA, Odisséa (2014). Esses artigos apresentam em comum uma preocupação de como as crenças religiosas estão crescendo e interferindo na aceitação da Teoria da Evolução por parte da população brasileira. Juntamente destaca o fato da evolução ser ensinada no final do ensino médio, muitas vezes de forma descontínua e  descontextualizada das outras áreas que integram a ciência e a biologia.

Veröffentlicht

2019-07-23