PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: COMPARTILHANDO UMA EXPERIÊNCIA DO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO

Autor/innen

  • Graciele Hilda Welter
  • Neidi Kunkel
  • Raquel Maldaner Paranhos

Schlagworte:

Aprendizagem. Patologias. Currículo Integrado.

Abstract

Os Projetos Pedagógicos dos Cursos Integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)  abarcam, em sua organização curricular,  a Prática Profissional Integrada (PPI). Conforme esses documentos, a PPI visa: articular conhecimentos por meio da integração entre as disciplinas do curso; aprofundar o entendimento do perfil do egresso e áreas de atuação do curso; aproximar a formação dos estudantes com o mundo do trabalho. Nesse sentido, compreende diferentes situações de vivência, aprendizagem e trabalho, tendo a pesquisa como princípio pedagógico. Este trabalho constitui-se como um relato de experiência da PPI desenvolvida no Curso Técnico em Edificações Integrado – IFFar Campus Santa Rosa, no ano de 2017. O objetivo desta reflexão é demonstrar que a PPI se constitui como um elemento peculiar de integração que favorece a construção do conhecimento por meio do trabalho interdisciplinar. Essa PPI foi desenvolvida com estudantes do terceiro ano e teve por tema: “Levantamento das diferentes patologias ocorridas em instalações hidrossanitárias: causas e soluções”. Esse tema teve origem no fato de que a maior incidência de patologias ocorre em serviços destas instalações. Por isso essa PPI visou realizar um diagnóstico das diferentes patologias oriundas dos serviços de instalações hidrossanitárias existentes em edificações do campus. O trabalho conjunto de três disciplinas possibilitou a construção de diversos conhecimentos. Na disciplina de Patologia das Edificações os alunos foram orientados a analisar as patologias encontradas e a estudar a causa do surgimento e as possíveis formas de resolução do problema. O componente curricular Instalações Prediais foi responsável por trabalhar as medidas preventivas das patologias identificadas. E nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira foram redigidos um resumo e um pôster, os quais foram apresentados em um evento científico. Em relação à metodologia utilizada, destaca-se que, num primeiro momento, os alunos formaram grupos e cada grupo ficou responsável pela análise de uma edificação do campus, no que compete a patologia relacionada ao serviço de instalações. Após esse levantamento inicial, os estudantes tiveram que demonstrar, através de um croqui esquemático, o local da incidência da patologia na edificação. Fotos e esboços foram necessários para esclarecer essa tarefa. A partir disso, foram calculados indicadores para retratar numericamente a incidência dessas patologias. Com esses dados, foi possível identificar as duas edificações mais acometidas da patologia de infiltração: o refeitório e o ginásio de esportes, sendo que, posteriormente, foi efetivado um plano de manutenção predial, quando as mesmas foram parcialmente resolvidas.  Para finalizar a atividade, foi realizado um seminário para compartilhar as pesquisas realizadas. Os professores, em conjunto, avaliaram os trabalhos da PPI, considerando critérios de desenvolvimento da pesquisa, texto escrito e seminário. Após esse processo, os alunos apresentaram os pôsteres na Mostra de Educação Profissional e Tecnológica (MEPT) do  IFFar - Campus Santa Rosa, uma experiência única, muito motivadora para estudantes da educação básica.  

Veröffentlicht

2019-07-25