O CURRÍCULO INTEGRADO NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE AGROPECUÁRIA DOS INSTITUTOS FEDERAIS DO SUL DO BRASIL

Autores

  • Daniela Carolina Ernest UFFS
  • Cintia Beatriz Diehl Güntzel dos Santos IFFar
  • Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher IFFar
  • Talita Abi Rios Timmermann UFRGS
  • Rita de Cássia Camilio UFPEL
  • Rafael de Souza Timmermann UFFS

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado. Projetos Pedagógicos de Curso. Currículo Integrado.

Resumo

O presente trabalho, cujo tema concentra-se em discussões acerca das propostas pedagógicas para os cursos técnicos integrados nos Institutos Federais (IFs) da região Sul, teve como principal objetivo a análise de Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) com um olhar direcionado, principalmente, às concepções de currículo integrado expressas nesses documentos. Para delimitar o universo de coleta de dados, foi selecionado o curso Técnico Integrado em Agropecuária, ofertado pelos seis IFs localizados no sul do país (IFFAR, IFRS, IFSUL, IFC, IFSC e IFPR). Essa pesquisa, desenvolvida no período de julho de 2018 a abril de 2019, deu-se através de análise documental, com abordagem qualitativa, buscando investigar os fenômenos em sua complexidade e contexto natural. Para direcionar e conduzir a análise dos PPCs, foram selecionadas algumas categorias, tais como: (a) justificativa para oferta do curso; (b) os objetivos do curso; (c) a matriz curricular; (d) as concepções pedagógicas que fundamentam cada projeto; e (f) como se dá a integração entre as áreas técnicas e de formação geral. Dessas categorias, duas foram as que concentraram a necessidade de um olhar mais aprofundado: a matriz curricular e as concepções pedagógicas que embasam as propostas. Os resultados dessas análises indicaram que, apesar de todos os pressupostos ideológicos do ensino médio integrado apontarem para a formação integral, voltada para o mundo do trabalho, os projetos pedagógicos, em sua grande parte, demonstram que o que importa na criação desses currículos são as demandas do mercado e do capital, não havendo, de fato, uma preocupação com uma formação para a cidadania crítica e participativa, capaz de tornar os sujeitos dessa modalidade de ensino cultural e socialmente ativos. Esses resultados sugerem que aqueles que efetivamente elaboram os PPCs dos cursos ainda não se  apropriaram das bases e premissas do que é o ensino integrado, baseado no trabalho como princípio educativo e na formação do sujeito omnilateral.

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Publicado

2019-07-23