GÊNERO E AMBIENTE ESCOLAR NA PERPSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS: A EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL (NUGEDIS) DO IFFAR CAMPUS SANTO ÂNGELO

  • Jéssica Maria Rosa Lucion UNIJUÍ
  • Maria Aparecida de Lucca Paranhos UNIJUÍ
  • Varlei Machado da Rosa UNIJUÍ

Resumo

Como um espaço fundamental para as crianças e adolescentes, o ambiente escolar se torna um dos espaços mais importantes para que o tema da cidadania e dos direitos humanos seja abordado. O objetivo deste trabalho é dar visibilidade a algumas das ações desenvolvidas pelo Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) Campus Santo Ângelo, ao longo dos anos letivos de 2016, 2017 e 2018, buscando discuti-las na perspectiva dos direitos humanos. Buscamos compreender em que medida a criação de espaços para discussão e promoção de atividades relacionadas a gênero e diversidade sexual no ambiente escolar podem colaborar para a ampliação da cidadania na comunidade escolar e posturas mais democráticas e tolerantes com as diferenças.

Palavras-chave: Gênero. Diversidade Sexual. Ambiente escolar. Direitos humanos.

Publicado
2019-04-12
Edição
Seção
Multiculturalismo, Biopolítica e Gênero