ROBÓTICA EDUCACIONAL: VEÍCULO AUTÔNOMO COMO PRÁTICA DE APRENDIZAGEM DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA ENGENHARIA MECÂNICA

Autores/as

  • Rosângela Rommel Regner UNIJUÍ
  • Graciela Elizabeth Bonmann Bertoldo
  • Ben-Hur Ribas Maciel
  • Antonio Carlos Valdiero
  • Luiz Antônio Rasia

Resumen

A evolução tecnológica e a facilidade de acesso às informações apontam novas técnicas de ensino e aprendizagem nas mais diversas áreas do conhecimento. Esse cenário pode instigar o docente a usufruir de metodologias de ensino que favoreçam a aplicação de conceitos, possibilitando a (re) construção de saberes. Este trabalho discorre sobre o uso da robótica no nível de ensino superior, onde apresenta-se a possibilidade de graduandos de engenharia mecânica rever e aplicar conceitos a fim de internalizá-los a partir de experimentos realizados com um veículo controlado via bluetooth. Nessa perspectiva, destaca-se o desenvolvimento da criatividade, da inovação e do trabalho em equipe, favorecendo a interseção dos saberes. Para tanto, apresenta-se o protótipo de um veículo montado no Núcleo de Inovação em Máquinas Automáticas e Servo Sistemas (NIMASS) da Universidade Regional do
Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), a partir da aquisição de um kit disponível no mercado.

Publicado

2018-02-15

Número

Sección

Engenharia Mecânica