PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE LABORATÓRIO MÓVEL PARA MONITORAMENTO AMBIENTAL DOS NÍVEIS DE TEMPERATURA E HUMIDADE BASEADO EM INTERNET DAS COISAS (IOT)

Autores

  • Andressa Ruviaro Almeida UNIJUÍ
  • André Bellin Mariano
  • Bruno Luiz Scremin
  • Gabriel Francisco Nicolas Moreira
  • Pedro Henrique Peres Morais Lopes

Resumo

A preocupação ambiental com a poluição dos recursos hídricos provê que instituições governamentais estabeleçam leis e as façam cumprir. Para acompanhamento da situação dos corpos de água são necessários indicadores, monitoramento e coleta de dados. A fim de fomentar essa pesquisa, o laboratório interdisciplinar Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável (NPDEAS) em parceria com o programa Ciência Para Todos, está desenvolvendo um equipamento chamado B1K3 LAB que funciona como um laboratório móvel para monitoramento do meio ambiente, comportamento das bicicletas no trânsito e da saúde do ciclista [8]. Vinculado à questão ambiental, o presente artigo irá abordar a implementação de um dispositivo que realizará as medições relativas à qualidade da água com base em dados de pH, temperatura, condutividade elétrica e
turbidez. Tais dados farão parte de um conjunto de indicadores relativos ao monitoramento executado pelo B1K3 LAB com a utilização do conceito de IoT (Internet of Things).

Downloads

Publicado

2018-02-15

Edição

Seção

Engenharia Elétrica