AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DO REFINAMENTO DA MALHA DE ELEMENTOS FINITOS E DA GEOMETRIA DE VIGAS CURVAS NOS VALORES DE ESFORÇOS INTERNOS SOLICITANTES

  • Matheus Agustini UNIJUÍ
  • Andriei José Beber

Resumo

A pesquisa foi desenvolvida para avaliar a influência do refinamento da malha de elementos finitos na determinação dos esforços internos solicitantes de vigas curvas, bem como conhecer a influência da geometria de vigas com essa característica no valor desses esforços. As vigas foram avaliadas pelo método dos elementos finitos, no software SAP2000®. Buscou-se variar as características das malhas de elementos finitos, modificando-se o espaçamento entre nós, número de nós e número de elementos. Foram analisadas vigas curvas de diferentes geometrias, a fim de determinar a sua influência nos valores de esforços internos solicitantes. Os resultados indicaram que vigas curvas devem ser discretizadas em elementos reticulados espaçados a cada 0,1º, para que apresentem melhor correlação com os valores de esforços internos solicitantes calculados analiticamente. Ainda, concluiu-se que a curvatura em vigas não apresenta influência sobre o valor de esforço cortante, apenas nos valores de momento fletor e momento torsor.

Publicado
2018-02-15
Como Citar
AGUSTINI, Matheus; BEBER, Andriei José. AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DO REFINAMENTO DA MALHA DE ELEMENTOS FINITOS E DA GEOMETRIA DE VIGAS CURVAS NOS VALORES DE ESFORÇOS INTERNOS SOLICITANTES. CRICTE, [S.l.], fev. 2018. ISSN 2318-3438. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/cricte/article/view/8896>. Acesso em: 24 jun. 2019.
Seção
Engenharia Civil