ROBÓTICA EDUCACIONAL: VEÍCULO AUTÔNOMO COMO PRÁTICA DE APRENDIZAGEM DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA ENGENHARIA MECÂNICA

  • Rosângela Rommel Regner UNIJUÍ
  • Graciela Elizabeth Bonmann Bertoldo
  • Ben-Hur Ribas Maciel
  • Antonio Carlos Valdiero
  • Luiz Antônio Rasia

Resumo

A evolução tecnológica e a facilidade de acesso às informações apontam novas técnicas de ensino e aprendizagem nas mais diversas áreas do conhecimento. Esse cenário pode instigar o docente a usufruir de metodologias de ensino que favoreçam a aplicação de conceitos, possibilitando a (re) construção de saberes. Este trabalho discorre sobre o uso da robótica no nível de ensino superior, onde apresenta-se a possibilidade de graduandos de engenharia mecânica rever e aplicar conceitos a fim de internalizá-los a partir de experimentos realizados com um veículo controlado via bluetooth. Nessa perspectiva, destaca-se o desenvolvimento da criatividade, da inovação e do trabalho em equipe, favorecendo a interseção dos saberes. Para tanto, apresenta-se o protótipo de um veículo montado no Núcleo de Inovação em Máquinas Automáticas e Servo Sistemas (NIMASS) da Universidade Regional do
Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), a partir da aquisição de um kit disponível no mercado.

Publicado
2018-02-15
Como Citar
REGNER, Rosângela Rommel et al. ROBÓTICA EDUCACIONAL: VEÍCULO AUTÔNOMO COMO PRÁTICA DE APRENDIZAGEM DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA ENGENHARIA MECÂNICA. CRICTE, [S.l.], fev. 2018. ISSN 2318-3438. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/cricte/article/view/8771>. Acesso em: 25 jun. 2019.
Seção
Engenharia Mecânica