MODELAGEM MATEMÁTICA DO TEMPO DE VIDA DE BATERIAS ATRAVÉS DE UM MODELO HÍBRIDO UTILIZANDO PERFIS DE DESCARGA ESTATISTICAMENTE DIFERENTES

  • Vanessa Pansera UNIJUÍ
  • Odenis Alessi
  • Airam Sausen
  • Paulo Sausen

Resumo

Baterias são comumente utilizadas como fonte de energia em dispositivos móveis. Assim, o estudo do comportamento dinâmico, a fim de predizer o tempo de vida das mesmas, possibilita aos projetistas conhecerem previamente o desempenho da bateria. A modelagem matemática surge como alternativa na realização deste estudo, permitindo a simulação do processo de descarga a partir de diferentes modelos matemáticos. Dentre os tipos de modelos existentes, estão os modelos híbridos, constituídos pela união de pelo menos dois outros modelos diferentes. Neste sentido, realizou-se a modelagem matemática do tempo de vida de baterias, utilizando um modelo híbrido encontrado na literatura técnica. Além disto, através da aplicação de ferramentas estatísticas, foram utilizados dados estatisticamente diferentes entre si, evitando resultados tendenciosos. Estes dados são obtidos através de uma plataforma de testes. Assim, concluiu-se que o modelo híbrido utilizado possui bom nível de acurácia, apresentando resultados admissíveis pela literatura técnica.
Publicado
2018-02-15
Como Citar
PANSERA, Vanessa et al. MODELAGEM MATEMÁTICA DO TEMPO DE VIDA DE BATERIAS ATRAVÉS DE UM MODELO HÍBRIDO UTILIZANDO PERFIS DE DESCARGA ESTATISTICAMENTE DIFERENTES. CRICTE, [S.l.], fev. 2018. ISSN 2318-3438. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/cricte/article/view/8757>. Acesso em: 25 jun. 2019.
Seção
Matemática