A EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL EFETIVADA PELA TUTELA JURISDICIONAL

Autores/as

  • Paula Vanessa Fernandes Unijuí
  • Joici Antonia Ziegler Unijuí

Palabras clave:

Educação Inclusiva. Direitos Humanos. Tutela Jurisdicional.

Resumen

A Constituição Federal de 1988, promulgada no processo de redemocratização do Brasil, ao buscar alcançar a universalização do ensino, define em seu artigo 6º a educação como direito fundamental social. Essa previsão traz à tona a possibilidade de ser imposta a sua prestação ao Estado como um comportamento ativo. Dessa forma, quando o que se apresenta é um contexto de omissão e negligência na consecução desse fim constitucional, surge então a possibilidade do controle jurisdicional. Esta pesquisa possui como objetivo, proporcionar uma reflexão acerca do papel do Poder Judiciário na efetivação do direito à educação inclusiva dos autistas.

Publicado

2018-07-17

Número

Sección

GT II – DIREITOS HUMANOS, JUSTIÇA E INCLUSÃO SOCIAL