A ARQUITETURA ESCOLAR E O PROJETAR DE UMA ESCOLA

Auteurs-es

  • Franciele Zientarski Engerroff
  • Daniely Schultz Ceretta
  • Igor Norbert Soares

Résumé

A arquitetura pode ser definida como uma técnica que busca a criação dos espaços reunindo funcionalidade e harmonia e para ter sucesso ela precisa atender todas às necessidades dos seus usuário. Desta forma a arquitetura escolar também precisa satisfazer certas necessidades e podemos identificar diversas possibilidades de uso uma vez que atende um número significativo de usuários. Sendo assim, através do estudo da arquitetura escolar, esta pesquisa tem como objetivo verificar em que medida o espaço físico se relaciona com a prática pedagógica, como interfere na aprendizagem e como proporciona bem estar, uma vez que se deve considerar todo o processo educacional que a instituição irá atender para poder refletir então como se deve pensar o “projetar” da edificação. Para compreensão deste estudo usamos como referência autores que discutem sobre espaço escolar e o desenvolvimento do projeto de escolas que abrange desde a educação infantil até o ensino médio, para a disciplina de Projeto de Arquitetura III do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIJUÍ. Na qual as ferramentas que buscamos analisar e refletir sobre foram além da pesquisa bibliográfica sendo elas: a escolha e o levantamento topográfico do terreno no qual será inserido a escola, a análise de modelos de outras escolas, e por fim, o projeto desenvolvido por nós mesmas na disciplina de Projeto de Arquitetura III. Estudar a interferência do espaço físico no processo de aprendizagem é de suma importância e auxilia no pensamento de alternativas para que as escolas se tornem ambientes agradáveis para seus alunos, professores e funcionários levando em conta que nos dias de hoje, as escolas nem sempre são consideradas como ambientes estimulantes para a aprendizagem dos aluno, porém elas devem ser lugares que proporcionam o bem-estar dos estudantes e desta forma deve ser estabelecida uma relação com a aprendizagem e o ambiente.

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Publié-e

2019-02-08

Numéro

Rubrique

Artigos