M542 - TRICICLO PARA CARGAS LEVES

Autor/innen

  • Solange Lopes Ferrari
  • Tiago Rafael Grenzel Welter
  • Jamile Tábata Balestrin Konageski
  • Eduardo De Oliveira Da Silva
  • Luis Felipe Stolz Brizzi
  • Thales Eduardo Godoy Aozane

Abstract

O presente projeto de pesquisa M542 TRICICLO PARA CARGAS LEVES foi desenvolvido no Curso Técnico em Mecânica da Escola Técnica Estadual 25 de Julho, e objetiva o desenvolvimento e a fabricação de um triciclo para cargas leves, para diferentes finalidades.

Para o desenvolvimento, consideramos principalmente as questões de ergonomia, praticidade e economia. O projeto envolve características socioambientais, auxiliando as pessoas nas atividades do dia-a-dia, tais como: transporte de mercadorias, serviços de catadores de materiais recicláveis; entre outros. As questões relativas a ergonomia, praticidade e economia foram tratadas com prioridade.

Estudamos os processos que orientaram a construção, tais como: resistência dos materiais, conformação, elementos de máquinas, usinagem, soldagem, entre outros, relacionando a teoria e a prática.

Além de ser uma nova possibilidade para transporte de cargas leves a curtas distâncias, poderá se tornar um novo nicho de atividades, sendo mais uma alternativa a diversos problemas sociológicos e ambientais. Auxiliará com a redução de emissão de gases prejudiciais à atmosfera, já que não utiliza motor a combustão e sim energia mecânica gerada pela força humana através do sistema pedais e correia.

Através da sua concepção e destinação torna-se alternativa para um dos problemas mais corriqueiro dos ambientes urbanos, que é o caso de maus tratos aos animais que são utilizados na tração de carroças utilizadas pelos catadores de materiais recicláveis, uma vez que os seus proprietários não dispõem de recursos suficientes para garantir as mínimas condições dignas de sobrevivência destes animais.

Opta-se por uma metodologia de estudo de caso (Yin, 2001), de abordagem qualitativa (Lutke e André, 1986). A pesquisa bibliográfica teve base em Caputo (2010), Cassiano (2011) e Vichy (2012), na articulação dos conhecimentos teóricos e práticos dos componentes curriculares de Usinagem, Soldagem, Projetos, Cálculo Técnico, Desenho industrial. A pesquisa exploratória buscou compreender a funcionalidade dos triciclos; os materiais utilizados; as diferença entre os tipos de triciclo. Na pesquisa de campo visitamos a Studio e Academia Green Fit.

O objetivo do estudo foi desenvolver um veículo de baixo custo, para auxiliar trabalhadores do setor de coleta seletiva, bem como de transporte de várias modalidades de cargas (como por exemplo: supermercado, farmácias, etc.). Através da aplicação dos conhecimentos adquiridos no curso técnico em mecânica.

 

Veröffentlicht

2017-10-02

Ausgabe

Rubrik

Relato de Experiência