CONHECENDO E RECONHECENDO FRAÇÕES E PORCENTAGEM ATRAVÉS DA PESQUISA E LUDICIDADE
Abstract
O artigo demonstra uma sequencia didática prática aplicada em uma turma de 5º ano do Ensino
fundamental, do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil, referente ao estudo dos conceitos de
fração e porcentagem. O objetivo desse trabalho é tornar os conceitos matemáticos prazerosos,
despertando para a pesquisa, reconhecendo o significado de porcentagem como representação da
fração de uma quantidade, sabendo diferentes maneiras de calcular problemas envolvendo frações e
porcentagem, e interpretando diferentes gêneros textuais que expõem esses conceitos. O trabalho
em questão foi introduzido através de uma prática simples utilizando o lanche da cantina preferido
da turma: a pizza. Na sequencia os educandos trabalharam em pequenos grupos, realizando os
desafios propostos pela professora. Com isso, os educando foram interagindo, construindo os
conceitos, analisando diferentes textos, realizando pesquisas, fazendo registros através da
construção de gráficos. Contudo, os educando demonstraram interesse e empenho durante as
atividades propostas.