Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
UMA ABORDAGEM COMPREENSIVA SOBRE A TEORIA DA ATIVIDADE NO ENTENDIMENTO DA PRÁTICA ESCOLAR
Autores
Mariel da Silva Haubert
UNIJUÍ
Lenir Basso Zanon
Marli Dallagnol Frison
Resumo
Este relato de experiência decorreu de estudos na disciplina Teoria da Atividade: Implicações na Educação Escolar e nas Práticas Docentes, sobre o desenvolvimento do psiquismo humano a partir de contribuições de Leontiev (1978), relacionando com perspectivas de entendimento que contribuem para pensar a prática do professor em sala de aula, sua atividade de ensino e a atividade de estudo do aluno envolvido no processo de apropriação do conhecimento escolar. Com o objetivo de discutir entendimentos do desenvolvimento humano à luz da Teoria da Atividade, são expressas ideias que movimentam a escrita deste texto, em defesa de que a integração entre a atividade do professor e do estudante por meio da apropriação com (re) significação do conhecimento escolar na sala de aula potencializa o pleno desenvolvimento do educando. Discute