Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
MOSTRA DE FOGUETES E O PENSAR ESTRATÉGICO PARA ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores
Helena Floriano Bloss
UNIJUÍ
William da Silva Chaves
Daiane Rosa Chuquel
Saymom Salbego de Carvalho
Denis da Silva Garcia
Lucillana de Moraes Silveira
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência docente de professores do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja (RS) e também acadêmicos do curso de licenciatura em Física. Para tanto essa experiência partiu do desenvolvimento do Projeto de Ensino Mostra de Foguetes, que fomentou o interesse pela Astronáutica, Física, Astronomia, Química e ciências afins, promovendo a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando alunos e servidores voltados às atividades aeroespaciais. Além disso, o projeto se fundamentou em constituir nos alunos do Ensino Médio grupos para a construção de foguetes de garrafa pet, proporcionando o contato com atividades práticas relacionadas a Física, a Química e a Matemática, aproximando-os assim, de uma atividade experimental, onde eles teriam autonomia para elaborar e testar suas hipóteses. A