CONFECÇÃO DE UM MODELO BIOLÓGICO DO SISTEMA URINÁRIO POR ALUNOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO

Autores

  • Eduardo Marques Izeppi UNIJUÍ
  • Luciana Schuster Scheren
  • Gabriel Wottrich Dobachinski
  • Matanael Pinheiro da Silva
  • Eduardo Peixoto
  • Aex Leopoldino Tybriseh Morais

Resumo

Uma das grandes dificuldades para o ensino de ciências é encontrar formas de aprendizagens que
complementem o livro didático e também sejam mais atrativas para os alunos. Para Nascimento e
Araujo (2014) a ausência das aulas práticas, ou de outras metodologias que envolvam o aluno no
processo de ensino aprendizagem, tem afetado de forma negativa o ensino de biologia, cabendo ao
professor o dever de motivar os seus alunos a estudar, descrever e desenvolver as competências e
habilidades.
Os modelos biológicos são uma forma do professor de ciências inserir aulas práticas em sala de aula
e contribuir para o aprendizado dos alunos. O desenvolvimento deste tipo é positivo para o ensino
de ciências, visto que o envolvimento dos alunos na dinâmica da confecção até o resultado final
promove um aprendizado significativo em relação a conceitos que eles possuíam muita dificuldade
em assimilar (MENDONÇA e SANTOS, 2011).
Em um trabalho desenvolvido com modelos biológicos sobre estrutura das células e organelas com
estudantes do Ensino Médio, promoveram resultados muito positivos de aprendizados construtivos,
em que a maioria dos alunos demonstrou interesse em realizar a atividade e bastante motivação para
pesquisar sobre o tema proposto, contribuindo para a aprendizagem dos mesmos (ORLANDO et al.,
2009).
Partindo destas propostas, este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um modelo
biológico com quatro alunos de uma escola pública de ensino médio do município de Ijuí – RS
como complemento as aulas teóricas sobre anatomia e fisiologia do sistema respiratório humano.

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Publicado

2017-10-02

Edição

Seção

Relato de Experiência