MATEMÁTICA + VIDA + SAÚDE = IMC

Autores/as

  • Cristiane Sonego Rolim
  • Mariane da Rosa Alencar
  • João Pedro de Moura da Silva

Palabras clave:

Adolescentes, Obesidade, Alimentação Equilibrada, Conhecimentos Matemáticos

Resumen

Levando em consideração os elevados índices de obesidade entre crianças e adolescentes, o presente trabalho analisou o IMC (Índice de Massa Corporal) de 112 alunos da Escola Municipal Fundamental Dr. Ruy Ramos, com idades entre 12 a 17 anos. Neste sentindo, foi utilizada a fórmula: IMC = peso (kg) ÷ altura (m)²  para verificar quantos encontram-se abaixo, acima ou com o peso normal e ainda se estão desenvolvendo obesidade do tipo leve, moderada ou mórbida. Além disso, foi feito um levantamento se os estudantes praticam atividades físicas, se consomem as principais refeições do dia e quais são os tipos de alimentos que são ingeridos diariamente e foi construído a pirâmide alimentar. A partir dos dados coletados, foi explorado o aprendizado de gráficos e tabelas, operações algébricas, desenvolvendo os conhecimentos matemáticos de forma lúdica e prazerosa, analisando e utilizando dados coletados pelos próprios estudantes. 

Publicado

2018-06-11

Número

Sección

Ensino Fundamental - Anos Finais