B21 EM: A MATEMÁTICA DOS RESÍDUOS

  • Letícia Krüger de Córdova
  • Enzo Metz Burdzinski
  • Emanuelle Prates Marchioro

Resumo

O projeto foi realizado com 21 crianças de sete e oito anos do 2º ano do Ensino de uma escola de Ijuí, com a finalidade de buscar alternativas de redução dos resíduos produzidos, partindo dos lixos gerados durante o lanche dos alunos da turma. Com isso a turma coletou durante uma semana todo o “lixo” produzido no lanche e posteriormente realizou a pesagem do mesmo. Com o uso de balança digital e balança de precisão realizou-se a pesagem dos resíduos, a separação conforme o tipo e após foi realizado um estudo sobre medidas de massa, especialmente o conceito de quilo, construindo dois gráficos com os resultados obtidos. A turma concluiu que apesar de 1 kg não representar uma grande quantidade de “resíduo” gerado, é possível diminuir ainda mais essa produção, e que se separado de forma correta, os resíduos podem ser reciclados e ou reaproveitados para outros fins.

Publicado
2018-06-11
Como Citar
DE CÓRDOVA, Letícia Krüger; BURDZINSKI, Enzo Metz; MARCHIORO, Emanuelle Prates. B21 EM: A MATEMÁTICA DOS RESÍDUOS. Feira Regional de Matemática do RS, [S.l.], v. 1, n. 1, jun. 2018. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/feiramatematica/article/view/9252>. Acesso em: 20 jun. 2019.
Seção
Ensino Fundamental - Anos Iniciais