A MATEMÁTICA É A MÚSICA QUE EU DANÇO

  • Larissa Kauane da Rosa Machado
  • Daniela Brissow Fruet
  • Aline Valesca Hammarstron Barbosa

Resumo

Sabemos que nem sempre a matemática é uma das disciplinas preferidas dos alunos, e que seu aprendizado por vezes torna-se difícil e angustiante. Este trabalho investigou as relações entre música e matemática para serem usadas em fins didáticos auxiliando no ensino/aprendizagem. Usamos a história da matemática/música como fio condutor desse processo. Buscando trazer mais ludicidade e tornar a aprendizagem mais prazerosa, lançamos o desafio de transformar os conteúdos matemáticos nas músicas mais ouvidas pelos alunos. Como estávamos estudando o conjunto dos números inteiros, fomos pesquisar na internet os principais conceitos, e os resumos das principais operações, regras de sinais. Pesquisamos também as letras das músicas prediletas, e como poderiam parodiar as músicas. Também foram feitas tabelas e gráficos e trabalhados a resolução de problemas a partir de pesquisas dos gostos musicais.

Publicado
2018-06-11
Como Citar
MACHADO, Larissa Kauane da Rosa; FRUET, Daniela Brissow; BARBOSA, Aline Valesca Hammarstron. A MATEMÁTICA É A MÚSICA QUE EU DANÇO. Feira Regional de Matemática do RS, [S.l.], v. 1, n. 1, jun. 2018. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/feiramatematica/article/view/9186>. Acesso em: 20 jun. 2019.
Seção
Ensino Fundamental - Anos Finais