DOCENTE DO CURSO DE DIREITO: UMA ANALISE SOBRE O TRABALHO PEDAGÓGICO

  • Carina Deolinda da Silva Lopes UFSM
  • Franceli B. Grigoletto Papalia UFSM

Resumo

O presente estudo apresenta uma análise do trabalho pedagógico dos professores dos cursos de direito, os quais geralmente são formados bacharéis em Direito, com práticas profissionais diferenciadas, tais como advogado, juiz, promotor, delegado de polícia, procuradores, defensores públicos, entre outras, não possuindo formação especializada para a docência. Neste passo, o que se irá analisar é como o trabalho pedagógico é desenvolvido somente com formação acadêmica e experiências do cotidiano desses profissionais. O curso de Direito é um dos cursos mais procurados junto às instituições de ensino superior e os profissionais que trabalham na docência destes, devem buscar oferecer um Curso voltado para as práticas e exigências do mercado de trabalho, mas também para a formação de um ser humano sensíveis aos anseios da justiça. Neste passo, como é corriqueiro nos cursos de Direito a maioria dos professores reproduzirem o modelo de aula que conheceram durante suas experiências como discentes e desprezam qualquer tipo de metodologia de ensino capaz de desenvolver o raciocínio crítico dos alunos e a preparação para os novos desafios da vida profissional. A temática da pesquisa é referente ao trabalho pedagógico dos professores dos cursos de Direito, observando as práticas que estes desenvolvem no que tange trabalho pedagógico em suas aulas. Para tanto, a metodologia que será utilizada na presente pesquisa será a bibliográfica, evidenciando também conhecimento empírico das pesquisadoras. O método científico se pauta no hipotético-dedutivo, o qual analisa a questão problema, hipóteses e teses, a fim de fomentar conclusões. Assim, como é debatido, esta visão de um ensino jurídico baseado apenas em experiências da rotina de trabalho não caber mais dentro do modelo de sociedade atual e globalizada em todos os sentidos, onde as exigências atuais do mercado de trabalho estão em constante mudanças. Necessário é realizar uma análise dos pontos que ainda estão dificultando desenvolvimento concreto trabalho pedagógico no âmbito do ensino do Direito e também o papel do docente neste processo.  Desta forma, observa-se que é preciso acabar com as fronteiras que não permitem que os estudos jurídicos possam ser analisados de forma compartilhada, o que, ocorrendo irá dar início à formação de profissionais diferenciados e nisso o trabalho pedagógico dos professores é de suma importância.  A pretensão da pesquisa é dar continuidade a análise da necessidade de um trabalho consciente dos professores e a sua práxis diante de um curso como o Direito, e se com este direcionamento podem ocorrer mudanças significativas no ensino-aprendizagem e a perspectiva de uma mudança pedagógica do Curso referido.  O trabalho docente e a visão de uma aprendizagem de forma correta e capacitada que busque envolver de alguma forma as disciplinas do curso jurídico, é um desafio para os professores, como instrumento e formadores de cidadãos críticos e reflexivos, constituindo-se em atitudes que envolvem o saber em diversos universos do conhecimento.

Publicado
2019-07-23
Como Citar
LOPES, Carina Deolinda da Silva; PAPALIA, Franceli B. Grigoletto. DOCENTE DO CURSO DE DIREITO: UMA ANALISE SOBRE O TRABALHO PEDAGÓGICO. II Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado, [S.l.], v. 1, n. 1, jul. 2019. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/enteci/article/view/11656>. Acesso em: 21 set. 2019.