DO AVANÇO TECNOLÓGICO A UM PASSEIO NO ESPAÇO – SPUTNIK

  • Ana Elize Afonso ALVES IFFarroupilha Campus Alegrete
  • Thatiane Britto STAHLER IFFarroupilha Campus Alegrete
Palavras-chave: Satélite artificial. Tecnologia. Multinacionais. Interdisciplinaridade.

Resumo

Sputnik I foi o primeiro satélite artificial a ser lançado pela URSS na orbita com êxodo. Este fato histórico deu início a um grande avanço tecnológico levando após alguns anos o primeiro homem ao espaço. A partir deste, grandes empresas investiram em novos negócios: os chamados passeios no espaço. A evolução tecnológica trouxe diversas facilidades para a vida. Contudo, este tema é pouco vivenciado nas escola, os alunos fazem uso da tecnologia mas não tem conhecimento de como esta tecnologia surgiu. Diante de um tema que abrange diversas áreas, é de suma importância que os estudantes compreendam quais as influencias que esses avanços tecnológicos propiciaram em seu cotidiano. O objetivo do presente trabalho foi proporcionar aos estudantes um momento reflexivo sobre o avanço tecnológico e o interesse das multinacionais, sendo que para isso foi desenvolvido uma oficina interdisciplinar com os alunos do 1° ano do Ensino Médio da Escola José de Anchieta, localizada no município de Panambi/RS, no qual foram relacionadas as disciplinas de matemática, física, química, geografia e história do currículo escolar. A pesquisa se desenvolveu a partir da abordagem metodológica qualitativa. Para iniciar organizamos uma roda de conversas com esses sujeitos para identificar os conhecimentos que eles já tinham em relação ao projeto Sputnik, mesmo enfrentando a resistência inicial comum a estranhos adentro do ambiente de aprendizagem deles, foi possível perceber que conseguimos despertar o interesse e a curiosidade de todos esses sujeitos que a partir daí passaram a participação da atividade. Após essa atividade foi entregue aos sujeitos um questionário com perguntas semiestruturadas com relação ao tema abordado pela intervenção e sobre o que havíamos discutido durante a roda de conversas. Nosso objetivo com o questionário era levantar conhecimentos vindos de suas experiências acerca da temática discutida, o mesmo não tinha função avaliativa e foi usado como sondagem de conhecimento dos alunos. Obtivemos as mais variadas respostas, mas ficou evidente após a análise que 75% dos sujeitos não sabia nada a respeito do fato histórico e cientifico relacionado com o Sputnik. No mesmo questionário foi perguntado aos sujeitos se eles sabiam de que maneira as tecnologias eram criadas e a partir de que demanda, os mesmos não souberam responder a essa pergunta. Logo após a coleta dos questionários começamos a trabalhar nossa temática, falamos primeiramente sobre a história do lançamento do Sputnik e o contexto em que a mesma aconteceu, conceituamos a Guerra Fria que acontecia entre Estados Unidos e União Soviética e somente então começamos a pontuar todos os avanços tecnológicos que ocorreram por conta da corrida espacial entre essas duas potencias. Avaliamos como positiva essa intervenção já que trabalhamos sobre perspectiva da interdisciplinaridade que resultou em construção de novos saberes por esse grupo de sujeitos. Foi possível rever fatos históricos como a corrida espacial, lançamento do primeiro foguete, satélite, do homem ter pisado na lua, trabalhamos a química com combustível do protótipo que seria lançado, física e matemática para cálculos e explicação dos fenômenos que circundam um lançamento de foguete.

Publicado
2019-07-23