CONTRIBUIÇÃO DO USO DAS TECNOLOGIAS NO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO EMANCIPATÓRIO
Palavras-chave:
Currículo, Tecnologia, Professores.Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar aspectos teóricos e reflexões, oriundas de um trabalho investigativo relacionado com as tecnologias digitais, vinculadas ao currículo emancipatório. O uso de tecnologias digitais na educação é um assunto recorrente e o conjunto de recursos tecnológicos que proporcionam esses novos modos de interação chamamos de TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação). Como TICs compreendemos o uso de computador, tablet, celular, smartphone ou qualquer outro dispositivo que permita a navegação na internet. Estes podem auxiliar ao processo de ensino e aprendizagem quando utilizado de forma estratégica na reestruturação do currículo emancipatório. Para a elaboração desse trabalho foi considerado o estado do conhecimento sobre essa temática. Assim, num primeiro momento, foi constituído de uma análise exploratória. Nesse processo, busquei fazer uma síntese integrativa do conhecimento sobre tecnologia e currículo no processo de ensino e aprendizagem. A busca realizada em periódicos do CAPES com os descritores “Currículo” e “Tecnologia” configurou um total de 2.486 resultados. Devido à enorme quantidade a pesquisa foi refinada, selecionada a opção para mostrar apenas artigos, configurando um total de 2.388 artigos. Também refinado entre os anos de 2013 até 2018 para artigos recentes, configurou um resultado de 1.264 artigos. Lendo apenas os títulos foi percebido que uma grande quantidade não contemplava o assunto da pesquisa. Então foi refinada a busca com os descritores, “Currículo”, “Tecnologia” e “Professores”, o resultado da busca configurou um total de 762 artigos, os quais foram lidos os resumos e descartados os mais distantes da pesquisa. Na leitura realizada dos resumos a fim de encontrar os que tinham maior foco na pesquisa, chegou-se a um total de 10 artigos. Realizando um aprofundamento da análise dos artigos, três destas publicações estudadas conseguiram se conectar com os autores de currículos. Para isso, discutimos sobre a inserção de tecnologias como ferramenta na construção de aprendizagens significativas no currículo, bem como refletimos acerca do currículo escolar. Assim, sugerindo o trabalho interdisciplinar como uma possibilidade de diálogo na construção de saberes. A importância da qualificação dos professores durante sua formação para garantir um currículo com tecnologias digitas e formando cidadãos emancipados.