Processos de aprendizagem dos alunos do Curso Técnico Integrado em Agropecuária: mediações pedagógicas no contexto da EPT

  • Marcele Homrich Ravasio
  • Tatiana Rosa da Silva

Resumo

A pesquisa vai investigar a problemática das dificuldades de aprendizagem
dos alunos do Curso Técnico Integrado em Agropecuária no contexto da Educação
Profissional e Tecnológica (EPT). Pressupõe-se que é uma temática muito atual e
importante que necessitaria ainda de muitos estudos e reflexões. Ainda, o tema da
pesquisa se justificaria pela maneira diferenciada de compreender as questões da
aprendizagem na conjuntura do ensino médio integrado. E por considerar os alunos
como possuidores de conhecimentos, considerando a importância do meio social no
contexto de aprendizagem. O objetivo geral seria a apresentação de hipóteses sobre as
dificuldades de aprendizagem dos alunos e as mediações pedagógicas realizadas pela
instituição. A abordagem metodológica utilizada foi à qualitativa para descrever a
complexidade dos fenômenos educacionais. Tal metodologia possibilitaria uma análise
detalhada das peculiaridades da instituição de ensino, a fim de promover mudanças nos
sujeitos do processo de aprender. Os tipos de pesquisas desenvolvidas foram: a
bibliográfica e a pesquisa ação. A primeira permitiria ao pesquisador utilizar-se de
fontes variadas, sem ter a necessidade de se deslocar para obter dados diretamente na
fonte. Já a segunda seria válida como estratégia para aprimorar ou desenvolver práticas
de aprendizagem, ou seja, a pesquisa ação vai se aprimorar na prática e também
investigá-la. Os instrumentos de coleta de dados para a realização deste trabalho foram:
as fichas documentais é o questionário. A análise de dados proposta seria a Análise
textual discursiva, proposta por Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi. Sendo uma
análise que se utilizaria da escrita como instrumento mediador na construção de
significados. Neste contexto, ela realizaria a inter-relação entre as falas dos alunos e os
diversos sentidos da cultura, da sociedade e de como produziríamos e reinventaríamos o
mundo. Portanto, o trabalho ainda está em andamento, tendo a pretensão de se elaborar
um produto educacional. O qual seria a construção de Roteiros de Estudos com os
alunos do Curso Técnico Integrado em Agropecuária.

Publicado
2019-07-23
Como Citar
RAVASIO, Marcele Homrich; DA SILVA, Tatiana Rosa. Processos de aprendizagem dos alunos do Curso Técnico Integrado em Agropecuária: mediações pedagógicas no contexto da EPT. II Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado, [S.l.], v. 1, n. 1, jul. 2019. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/enteci/article/view/11650>. Acesso em: 15 set. 2019.