CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM QUÍMICA ORGÂNICA

  • Elizandra Preichardt UFFS
  • Andressa Morais Waldow UFFS
  • Rosangela Ines Matos Uhmann UFFS
Palavras-chave: Trabalho. Experimentação. Ensino de Química.

Resumo

Apresenta-se neste texto reflexões realizadas a partir de uma intervenção didática planejada e executada por meio da inserção de bolsistas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) subprojeto de Química. Pesquisas têm evidenciado a importância do PIBID para o processo de formação inicial de professores, além disso, destaca-se a qualificação do processo de aprendizagem dos alunos da educação básica por meio das intervenções realizadas por meio do PIBID. Nesse sentido, buscamos realizar uma atividade em uma turma de 3º ano de Ensino Médio de uma escola pública do interior do estado do Rio Grande do Sul. A atividade foi planejada e executada com o acompanhamento da professora titular da turma e consistiu na realização de um experimento, que teve como objetivo analisar a presença de carbono na sacarose. Cabe destacar que a professora da turma já havia realizado a inserção do conteúdos introdutórios da química orgânica e, ao trabalhar com os alunos, sentiu a necessidade de realizar uma atividade prática que veio ao encontro do trabalho realizado pelos bolsistas do PIBID Química. A atividade experimental foi realizada de forma demonstrativa, considerando a falta de materiais de segurança a todos, sendo que um dos reagentes utilizados foi o acido sulfúrico concentrado, e os demais foram açúcar e copo de béquer. Na sequência foi distribuído um questionário aos alunos, contendo 6 perguntas de cunho investigativo, com a intenção de analisar o aprendizado dos mesmos acerca dos conceitos trabalhados e também da utilização de conceitos químicos, sendo que de  um total de quatorze alunos,  nove abordaram algum tipo de conceito químico em suas respostas, sendo que as palavras mais utilizadas foram; desidratação, processo exotérmico, reação e produto. Por meio das respostas identificamos que os alunos começaram a utilizar a linguagem química, os alunos demonstraram que estava entendendo o processo. Assim, podemos aferir que o processo de aprendizagem de conceitos é qualificada por meio da experimentação, ressaltamos a importância da compreensão de conceitos químicos que possibilita ao aluno obter uma visão critica sobre o cotidiano, podendo analisar compreender as reações ao seu redor, e contribuir assim para o construção do conhecimento científico.

Publicado
2019-07-24