AS REPRESENTAÇÕES DE MEIO AMBIENTE DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL

  • Eliane Gonçalves dos Santos UFFS
  • Leonardo Priamo Tonello UFFS

Resumo

Na atualidade, a Educação Ambiental (EA), se caracteriza como uma discussão central no Ensino de Ciências (EC) e nas demais áreas do conhecimento.  Daí a necessidade de abordá-la por um viés socioambiental, como um tema transversal e complexo, que visa um meio ambiente saudável e de qualidade de vida para todos os seres que habitam o planeta. Mas, para avançarmos na direção de uma visão socioambiental e comprometida com a vida, é necessário investirmos massivamente na formação de sujeitos conscientes e sensíveis para a mudança de comportamento, atitudes e consciência crítica da realidade, assim, como para o enfrentamento de questões socioambientais. Neste sentido, cabe refletir qual a abordagem ou mais precisamente as práticas pedagógicas que são realizadas no EC, relacionadas à EA. Considera-se, que o trabalho com a EA, é realizada a partir das representações ( naturalista, globalizante e antropocêntrica) que os professores apresentaram de meio ambiente. Aliado a isso, as representações sociais de meio ambiente, podem caracterizar as práticas pedagógicas docentes, relacionados com este tema. Compreendendo que as representações de meio ambiente, determinam e regem as práticas pedagógicas do professor na EA, este trabalho teve por objetivo identificar e refletir sobre as representações de meio ambiente de professores em formação inicial. Esta pesquisa é qualitativa, do tipo documental em Educação. Sendo utiliza para a análise dos dados a Análise de Conteúdo. A população e amostra, foi composta por 12 licenciandos, pertencentes ao programa PETCiências, que apresenta um eixo central, Meio ambiente e formação de professores. O grupo foi inquirido a partir de uma questão central: Prezados, tendo em vista que participamos de um programa de Educação Tutorial que tem como eixo principal Meio Ambiente e Formação de Professores, para você Petiano, o que é Meio Ambiente?, via grupo (fechado) de Facebook. As respostas foram classificadas por categorias a priori de representação de meio ambiente, sendo elas: naturalista; globalizante; antropocêntrica. Respectivamente nestas categorias, os resultados demonstram a ocorrência da representação globalizante (9:12), seguida da naturalista (2:12) e pôr fim a antropocêntrica (1:12). Por meio destes resultados, consideramos uma ampla predominância da representação globalizante, orientando para possibilidade de práticas pedagógicas na EA, mais contextualizada na relação natureza-homem-sociedade, considerando o meio ambiente como um todo (aspecto global), integrando sua complexidade e dimensionalidade, a partir de uma visão holística. Cabe também ressaltar, a importância do programa PETCiências, na formação inicial de professores, com um eixo central, pautado em temáticas como meio ambiente e formação de professores, orientando para o trabalho com EA no EC.


 

Publicado
2019-07-24
Como Citar
SANTOS, Eliane Gonçalves dos; TONELLO, Leonardo Priamo. AS REPRESENTAÇÕES DE MEIO AMBIENTE DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL. II Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado, [S.l.], v. 1, n. 1, jul. 2019. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/enteci/article/view/11636>. Acesso em: 15 set. 2019.