FORMAÇÃO DE PROFESSORES: COMPROMISSOS E ESTRATÉGIAS INSTITUCIONAIS DO IF FARROUPILHA

  • Samuel Muller Forrati IFFarroupilha Campus Santo Angelo
  • Eliane de Lourdes Felden IFFarroupilha Campus Santo Angelo
  • Anderson Daniel Stochero IFFarroupilha Campus Santo Angelo
  • Douglas Gabriel Schinke IFFarroupilha Campus Santo Angelo

Resumo

Este estudo apresenta um trabalho de pesquisa em desenvolvimento no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) tendo como tema a investigação da formação de professores. O objetivo da pesquisa é oportunizar a participação dos servidores e acadêmicos, em um processo de formação, na perspectiva de definir os princípios epistemológicos, didático-pedagógicos  e políticos que precisam sustentar as propostas dos cursos de licenciatura, visando consolidar inovações pedagógicas, como caminho para uma formação docente da melhor qualidade. O problema de pesquisa está assim definido: Quais são os princípios epistemológicos, didático-pedagógicos e políticos que precisam sustentar os currículos dos cursos de licenciaturas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, como caminho para garantir uma formação docente da melhor qualidade? A formação de professores é um tema caro e urgente no Brasil, que se reveste de complexidade, daí a necessidade de fortalecer o campo da Pedagogia da Educação Superior (ensinar, aprender, avaliar), examinando elementos de ruptura, ressignificando o campo da formação dos profissionais da educação. A Formação Inicial de professores é uma temática que está sendo investigada, a partir de uma pesquisa bibliográfica e, também,  na pesquisa qualitativa, envolvendo profissionais que atuam no ensino superior e estudantes egressos dos Cursos de Licenciatura. O IFFar, assume a formação de professores, como política institucional, desse modo, é indiscutível a necessidade de empreender ações capazes de  inovar o processo de formação política, científica e pedagógica dos docentes. A investigação encontra-se em desenvolvimento, mas já é possível apresentar princípios epistemológicos, didático-pedagógicos e políticos que precisam sustentar os cursos de licenciaturas do IFFar, entre eles: a  visão integrativa da formação, ou seja, uma organização que favorece a formação do profissional da educação para atuar em diferentes níveis do ensino, articulado aos fundamentos dos Institutos Federais que é a atuação pedagógica verticalizada ( desde a educação básica até a superior). Assim, uma instituição de ensino superior, necessita estruturar um programa de formação,  a partir de uma complexidade de elementos: uma substancial formação científica e cultural; a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; trabalho articulado com as instituições de ensino, parceria com as escolas para o fortalecimento de uma formação docente de qualidade; utilização das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas de apoio para inovar o processo de ensino e aprendizagem;  construção de projetos integradores que contemplem a educação do campo; e demais modalidades previstas pela legislação, entre outros. Nesse sentido foi realizado um recorte também em referenciais legais, que apontam a necessária articulação entre teoria e prática, no processo de formação, apoiada no domínio de conhecimentos científicos, pedagógicos e técnicos específicos, segundo a natureza da função. Conclui-se que são inúmeros os pressupostos que sinalizam um caminho para garantir uma formação docente da melhor qualidade. Há uma intencionalidade em constituir o IFFar, como centro de referência em formação docente, reconhecido como espaço compartilhado de  estudo, pesquisa e problematização da atuação verticalizada de professores, instituindo cursos de licenciatura com maior densidade acadêmica.

Publicado
2019-07-24
Como Citar
FORRATI, Samuel Muller et al. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: COMPROMISSOS E ESTRATÉGIAS INSTITUCIONAIS DO IF FARROUPILHA. II Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado, [S.l.], v. 1, n. 1, jul. 2019. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/enteci/article/view/11635>. Acesso em: 15 set. 2019.