A HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM DOCUMENTOS CURRICULARES BRASILEIROS

  • Luana Taís Vier UFFS
  • Fabiane de Andrade Leite UFFS
Palavras-chave: Documentos Curriculares. História da Ciência. Ensino de Ciências.

Resumo

No cenário educacional é crescente a discussão acerca do uso de História da Ciência (HC) na educação básica como forma de proporcionar aos alunos uma maior compreensão acerca dos fatos que contribuíram para evolução científica e tecnológica. Nesse sentido, em estudos já realizados identificamos que a HC não tem sido apresentada aos alunos, em especial na área de Ciências da Natureza (CN), que tem sido a que os alunos apresentam maiores dificuldades de compreensão. Como possibilidade de superar esses problemas surge a importância da abordagem histórica no ensino de Ciências, que, segundo Chassot (2006, p.32), “[...] é uma facilitadora da alfabetização científica do cidadão e da cidadã”. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo analisar documentos curriculares nacionais, sendo eles: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) quanto a perspectiva da utilização de HC nas séries finais do ensino fundamental. Um estudo maior acerca do currículo escolar brasileiro traz à tona um grande abismo entre o que se promulga legalmente e o que se realiza no contexto escolar, ou seja, historicamente grandes mudanças foram propostas pela legislação educacional, porém o que se percebe é que estas mudanças pouco têm transformado a sala de aula. Para o processo de pesquisa, realizamos, num primeiro momento, uma leitura crítica do documento da BNCC do ensino fundamental, aprovado em 2017, a fim de identificar alguma referência sobre a história da ciência na parte correspondente a área de CN, tanto no texto em si como nas suas competências e habilidades. Em seguida analisamos o documento dos PCN de 1998 da área das CN, correspondente aos anos finais do ensino fundamental, com o mesmo objetivo. Ao analisarmos ambos os documentos curriculares nacionais em relação as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas pelos alunos, identificamos que: nos PCN de 1998 são apresentadas 9 temáticas que abordam aspectos históricos como, por exemplo, a evolução celular, combustíveis e máquinas térmicas, fontes e transformações de energia, estas são temáticas em que há sugestão de trabalho com aspectos históricos no decorrer do texto. Na BNCC do ensino fundamental identificamos 15 temáticas com apresentação de abordagens históricas, sendo que todas as temáticas apresentadas nos PCN também são abordadas na BNCC. Assim, por meio do processo de análise dos documentos curriculares acenamos que existe um avanço em relação a proposição de uso de conteúdos relacionados à HC ao longo dos últimos 20 anos. Nesse sentido, compreendemos que precisamos nos manter vigilante quanto ao uso da temática na educação básica, considerando a importância da HC para o desenvolvimento crítico dos estudantes.

Publicado
2019-07-25