A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA – UM RELATO DA EXPERIÊNCIA EM CURSO DO CURSO TÉCNICO EM COMÉRCIO SUBSEQUENTE DO CAMPUS FREDERICO WESTPHALEN
Palavras-chave:
Trabalho. Educação. Educação à Distância.Resumo
Neste relato expõe-se a experiência, em curso, da institucionalização da Educação à Distância (EaD) promovida pelo Instituto Federal Farroupilha, com o objetivo de apresentar a como o Curso Técnico em Comércio Subsequente, ofertado pelo Campus Frederico Westphalen, vem sendo parte deste processo. No Plano de Desenvolvimento Institucional para o quadriênio 2014-2018 (PDI2014-2018, 2019) a Instituição define como uma de suas Políticas de Ensino, especificamente no referente às ‘Políticas de EaD no IF Farroupilha’, a seguinte definição: “Em busca do referencial de qualidade em seu processo de gestão na EAD (2014 a 2018), a instituição constituirá seu PROJETO INSTITUCIONAL DE EAD” (PDI2014-2018, 2019, p. 83). Partindo desta definição foi proposta uma organização didático-administrativa para que a instituição destinasse recursos, pessoas e uma diretoria específica (Diretoria de Educação à Distância) para promover a institucionalização, voltadas para consolidação de uma política interna de organização da Educação à Distância, formação dos profissionais para atuação nesta modalidade e encaminhamento didático e administrativo dos cursos a serem ofertados. Como parte das iniciativas promovidas neste processo, o Curso Técnico em Comércio foi sugerido como oferta pelo Campus Frederico Westphalen, pensado sob as demandas da comunidade em relação à necessidade de cursos nesta área específica (Gestão), com formato de curta duração e voltado para alunos no nível subsequente, ou seja, para atendimento de alunos com interesse específico em qualificação profissional para complementar suas vivências e experiências no mundo do trabalho. Aliou-se a isso a parceria pregressa com um dos Polos já atendido por convênios anteriores à institucionalização, localizado em Ronda Alta-RS, o que foi complementado pela oferta no campus sede, voltado para a região de Frederico Westphalen, totalizando 100 alunos matriculados nesta primeira edição. Desta experiência em curso, pode-se relatar que se trata de uma experiência desafiadora em termos do atendimento, políticas de permanência e êxito e práticas envolvidas com esta modalidade. Como primeira oferta, o curso tem representado uma experiência de aprendizagem para os professores e equipe administrativa envolvida, sobretudo em relação ao atendimento aos estudantes e aos recursos necessários para viabilidade desta modalidade.