IDENTIDADE E DIFERENÇA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO A PARTIR DOS ANAIS DA ANPEd

  • Kelly Karine Kreuz UFFS
  • Fabiane de Andrade Leite UFFS
  • Neusete Machado Rigo UFFS
Palavras-chave: Cultura. Diversidade. Multiculturalismo

Resumo

A discussão acerca da identidade e da diferença no currículo da educação básica é necessária para construção de escolas inclusivas que promovam uma educação que respeite as diferentes identidades e as diferenças de raça, credo, gênero, sexo e modos de pensar. Nesse sentido, empreendemos um estudo bibliográfico para compreender como identidade e diferença estão sendo discutidas no currículo da educação básica. Como objeto de investigação utilizamos os ANAIS da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) da 31ª (2008) a 38ª (2017) edições, que são produtos de reuniões nacionais. Cabe destacar que nessas reuniões são discutidos temas relacionados ao desenvolvimento da Ciência, da Educação e da Cultura, e todos os trabalhos são organizados em Grupos de Trabalho (GT). Como foco deste estudo buscamos os trabalhos apresentados no GT Currículo (GT12). O filtro de pesquisa para a seleção dos trabalhos foi a presença no título das seguintes palavras: identidade, diferença, diversidade, muticulturalismo e cultura. Nessa busca identificamos 21 trabalhos que apresentavam os descritores escolhidos, com exceção da 33ª edição, realizada em 2010, que não estava disponível no site. A partir da seleção inicial partimos para o processo de análise, para o qual os trabalhos foram lidos na íntegra e a busca ocorreu pelos objetivos dos 21 trabalhos. Por meio da leitura dos trabalhos identificamos que 11 trabalhos tinham aproximação com nosso eixo de pesquisa que é a importância do contexto da identidade e diferença no currículo, dos quais 2 são da 32ª edição, 1 da 34ª edição e 1 da 35ª edição, totalizando 4, que tratam do termo identidade. Dos que tratam sobre o tema da diferença identificamos 1 trabalho na 31ª edição e 1 na 38ª edição. Ainda, consideramos importante incluir trabalhos que envolvam as temáticas multiculturalismo, cultura e diversidade, por entender que há contribuições significativas destes para o foco da pesquisa. Assim, dos que abordam multiculturalismo temos 1 na 34ª edição. Dos que apresentam a temática da diversidade encontramos 1 na 31ª edição. E dos que discutem cultura temos 1 na 34ª edição, 1 na 35ª edição e 1 na 36ª edição, somando um total de 3 trabalhos. Os resultados quantitativos iniciais acenam que em determinadas edições do evento o assunto é mais debatido em detrimento de outras, o que pode instigar novas pesquisas na área. Assim, compreendemos que estas temáticas são pertinentes para a construção de um currículo contemporâneo e as discussões que as edições da ANPED estão apresentando são significativas por se tratar de um dos maiores eventos de discussão do currículo em nível nacional, no Brasil.

Publicado
2019-07-23