A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO TRABALHO DE DOCENTES NOS CURSOS INTEGRADOS A PARTIR DA ANÁLISE DE PROJETOS PEDAGÓGICOS

  • Letícia Ramalho Brittes
  • Ingridi Kerlin Tasca IFFar

Resumo

Esta pesquisa é incentivada e apoiada pelo Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT do Instituto Federal Farroupilha e, conforme seu regulamento, integra-se à linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), além de alinhar-se ao Macroprojeto 5, o qual trata da organização do currículo integrado na Educação Profissional e Tecnológica. Tem como objetivo principal compreender a relação entre teoria e prática no cotidiano docente de dois cursos técnicos integrados do Instituto Federal Farroupilha – Campus Avançado de Uruguaiana: Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio e Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, a partir da questão de pesquisa que é analisar como os docentes que atuam no ensino médio integrado atribuem sentido as suas práticas pedagógicas na perspectiva do currículo integrado para organização da relação entre teoria e prática no contexto do ensino neste campus. Diante disso, pretende-se investigar por meio de pesquisa qualitativa de caráter explicativo, qual a concepção de ensino pautada nos pressupostos do currículo integrado que os educadores de ambos os cursos possuem e como se articula a relação entre teoria e prática neste contexto, considerando-se o ensino aprendizagem como um processo global e contextualizado de educação. Para isso, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com os docentes do quadro efetivo desses cursos, que optarem por participar da pesquisa, as quais serão transcritas e analisadas. A análise dos dados será realizada com base nos pressupostos da análise crítica do discurso, verificar se esses educadores, em conjunto, trabalham na perspectiva de superar a dicotomia há muito existente entre ensino propedêutico, destinado à elite, e ensino técnico, direcionado para o proletariado, a fim de romper com essa divisão de ensino e tornar mais justa e igualitária a educação para toda a sociedade. Diante dos resultados obtidos com essa investigação, pretende-se atuar junto ao grupo docente no sentido de estimular, caso seja necessário, a reflexão dos mesmos sobre a importância da realização das práticas pedagógicas integradas em acordo com os pressupostos de educação integral previstos na
concepção de ensino dos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica.
Ressalta-se que a pesquisa está em fase de projeto com previsão de qualificação até o mês
de agosto de 2019.

Publicado
2019-07-24
Como Citar
BRITTES, Letícia Ramalho; TASCA, Ingridi Kerlin. A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO TRABALHO DE DOCENTES NOS CURSOS INTEGRADOS A PARTIR DA ANÁLISE DE PROJETOS PEDAGÓGICOS. II Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado, [S.l.], v. 1, n. 1, jul. 2019. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/enteci/article/view/11606>. Acesso em: 21 set. 2019.